Assessor da Lagosta Bronzeada sofre AVC aos 36 anos, é internado e morre após show de São João

Banda mudou logística de shows para prestar últimas homenagens em velório

Legenda: Rafinha tinha uma grande amizade com a cantora Lana Gama
Foto: Reprodução/Instagram

Francisco Rafael de Freitas, 36, assessor de camarim da banda Lagosta Bronzeada, morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os sintomas começaram após ele chegar em casa de uma apresentação de São João no Maranhão. Rafinha — como era conhecido no meio musical — trabalhava dando assistência aos vocalistas do grupo de forró. 

No domingo (18), após um show na cidade de Dom Pedro (MA), o motorista da banda deixou Rafinha em casa pelo fim da noite. Na madrugada de segunda-feira (19), o assistente da banda passou mal. Familiares perceberam e logo se mobilizaram para buscar ajuda médica.

Veja também

Rafinha recebeu os primeiros socorros em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Caucaia. Inicialmente, a primeira avaliação do assistente da banda não havia identificado o AVC. Após uma segunda avaliação, ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). 

Atendimento em UTI

Na capital cearense, Rafinha passou por uma nova bateria de exames. Segundo Paulo de Souza, produtor da banda, inicialmente, o amigo de palco foi levado para uma sala de emergência. Após observação, a equipe médica o encaminhou para um leito de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Segundo relato do produtor da banda, Rafinha sofreu um AVC hemorrágico. Durante toda a última semana, ele apresentou quadro grave de saúde. 

No sábado (24), os familiares foram informados sobre a possibilidade de morte encefálica de Rafinha após uma série de exames. Neste domingo (25), no Instagram, a banda publicou banner com imagens e homenagens a ele. 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. Existem diversos fatores que aumente a probabilidade de ocorrência de um AVC, seja ele hemorrágico ou isquêmico. Os principais fatores causais são: Hipertensão; Diabetes tipo 2; Colesterol alto; Sobrepeso; Obesidade; Tabagismo; Uso excessivo de álcool; Idade avançada; Sedentarismo; Uso de drogas ilícitas; Histórico familiar; Ser do sexo masculino. Não fumar; Não consumir álcool; Não fazer uso de drogas ilícitas; Manter alimentação saudável; Manter o peso ideal; Beber bastante água; Praticar atividades físicas regularmente; Manter a pressão sob controle; Manter a glicose sob controle.

Banda mudou programação de shows

Por conta do falecimento de Rafinha, a banda Lagosta Bronzeada mudou a programação de eventos agendados. O grupo de forró retornou do Maranhão para poder prestar as últimas homenagens em velório. 

Conforme Paulo de Souza, o velório de despedida de Rafinha acontece no Sítio Real. Mais informações sobre enterro serão divulgadas nas redes sociais da banda.