Troféu Sereia de Ouro

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

A 46ª cerimônia de entrega do Troféu Sereia de Ouro laureia, hoje, no Theatro José de Alencar, personalidades notáveis da sociedade cearense as quais ofereceram contribuições egrégias em suas respectivas esferas de atuação e cujas vidas são exemplo de trabalho e dedicação.

Instituída pelo chanceler Edson Queiroz e dona Yolanda Queiroz, a tradicional honraria firmou-se como uma das mais expressivas fontes de reconhecimento, na medida em que tem prestado oportuna homenagem a figuras emblemáticas que desempenharam papel de protagonismo para o progresso do Ceará. Os quatro agraciados de 2016 são a escritora Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, o médico Anastácio de Queiroz Sousa, o desembargador Teodoro Silva Santos e o cineasta Karim Aïnouz, nomes que reiteram a qualidade da escolha, pela admiração e estima que eles despertam na opinião pública.

Com uma vida doada à literatura e ao ensino, Angela Gutiérrez ocupa a cadeira de número 18 da Academia Cearense de Letras desde 1997. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Letras, iniciou a renomada carreira de escritora com o livro "O Mundo de Flora", o qual foi sucedido de outras publicações relevantes de autoria própria, além de obras assinadas em parcerias. A vasta trajetória da literata e professora universitária contempla atividades múltiplas, tais como publicação de artigos, articulação de conferências e coordenação de eventos artísticos, culturais e literários.

Natural do município de Coreaú, Anastácio de Queiroz completa 40 anos dedicados à Medicina. Formado pela UFC em 1976 e doutor em Farmacologia, especializou-se em Medicina Tropical e doenças infecciosas nas Universidades de Miami e Charlottesville, nos Estados Unidos. Referência na área de infectologia, pela atuação no Hospital São José, foi secretário de Saúde do Estado e presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Infecciosas. Seu dilatado currículo inclui o reconhecimento de instituições internacionais. Ainda realiza atividades clínicas, beneficiando, com sua exímia capacidade, inúmeros pacientes cearenses.

Teodoro Santos, nascido em Juazeiro do Norte e graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Fortaleza (Unifor), assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará em 2011. É coordenador da Comissão Permanente de Articulação Federativa e Legislativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da região Nordeste. Sua ampla carreira de devoção à Justiça compreende atuação como procurador, promotor e professor. Investe labor também na composição de artigos para revistas nacionais e internacionais e na redação de livros, sempre abordando aspectos do abundante cosmo jurídico.

As conceituadas obras do diretor e artista visual fortalezense Karim Aïnouz o credenciaram perante a comunidade cinematográfica internacional. Seu primeiro filme longa-metragem, "Madame Satã", de 2002, estreou no Festival de Cinema de Cannes, na França, um dos mais prestigiados do mundo. A aclamada filmografia de Aïnouz abrange produções como "O Céu de Suely", "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", "O Abismo Prateado" e "Praia do Futuro". O cineasta recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival do Rio e integrou o júri da competição de curtas-metragens do Festival de Cannes, em 2014.

O nobre conjunto de sereiados recebe a condigna láurea pelos serviços conferidos à sociedade, que reverencia os outorgados. A eles nossos parabéns!