Piloto morre em queda de helicóptero no Maranhão

Conforme a polícia, a aeronave estava sobrevoando uma área alagada e de difícil comunicação no momento do acidente

Legenda: A vítima veio a óbito no local do acidente
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um helicóptero caiu e provocou a morte de um piloto em uma fazenda localizada no município de Santa Luzia, no Maranhão, na manhã desta terça-feira (2). A vítima, identificada como José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos, estava sozinha e veio a óbito no local do acidente. As informações são do portal g1.

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) informou que o helicóptero fazia um trabalho de aplicação de produtos agrícolas em uma lavoura em uma fazenda que pertence ao Grupo Maratá.

Conforme a polícia, a aeronave estava sobrevoando uma área alagada e de difícil comunicação no momento da queda. Além disso, o tempo estava nublado.

Equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Instituto Médico Legal (IML) de São Luís foram acionadas para fazer o resgate, mas o piloto não resistiu aos ferimentos.

Veja também

De acordo com a publicação, José Rondinelle era natural de Miraguai, no Rio Grande do Sul. O corpo foi levado para o município de Imperatriz, também no Maranhão, para ser submetido a uma perícia.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que o helicóptero de prefixo PT-YGI estava com a operação negada para táxi aéreo, e o Certificado de Aeronavegabilidade suspenso e vencido desde agosto de 2020.

Histórico de quedas de helicóptero

Também nesta terça-feira (2), um helicóptero caiu em um lago na cidade de Capitólio, em Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, a informação inicial é de que a aeronave transportava quatro pessoas, incluindo o piloto, no momento do acidente.

Pelo menos três pessoas ficaram feridas durante a queda e foram encaminhadas a hospitais. Uma quarta vítima teria afundado com o helicóptero e os bombeiros tentam resgatá-la. A queda foi filmada por câmeras de segurança da região.

Aeronave desaparecida

Já na segunda-feira (1º), um helicóptero desapareceu no litoral paulista, também com quatro pessoas a bordo. Segundo a FAB, as buscas pela aeronave seguem nesta terça e estão concentradas na região de serra do Litoral Norte de São Paulo, entre Caraguatatuba e Paraíbuna, além de ter sobrevoado a região de Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.

O helicóptero decolou, às 13h15, do Aeroporto Campo de Marte. No entanto, a aeronave perdeu contato com as torres de comando. A FAB foi notificada do desaparecimento às 22h30.