Governo do Maranhão libera consulta para o auxílio Vale Gás; veja como

Pessoas com renda zero e inscritas no Cadúnico são cadastradas automaticamente no programa

botijão de gás
Legenda: Beneficiários do Vale Gás podem consultar benefício, no Maranhão
Foto: Reprodução/Governo do Maranhão

No Maranhão, os beneficiários do Vale Gás já podem fazer a consulta do auxílio. Disponível a partir desta quinta-feira (13), o site do programa concentra as principais informações do auxílio. 

No sábado (15), o endereço do local de recebimento do Vale Gás poderá ser consultado. Segundo o governo do Maranhão, o objetivo é atender 115 mil famílias. Para consultar o benefício, é necessário informar o NIS e a data de nascimento no site

Só podem receber o benefício as pessoas inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal, que não tenham renda. Essas pessoas são inscritas automaticamente no programa.

Os beneficiários serão identificados a partir do cadastro nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

Programa

Cada pessoa tem direito a até três Vale-Gás para cargas equivalentes a um botijão de 13 quilos. O beneficiário precisa ter o botijão para fazer a recarga.

Os vales serão distribuídos nas unidades do VIVA/Procon, nos restaurantes populares e nos CRAS, com endereços divulgados no sábado. 

Com o vale nas mãos, os beneficiários realizam a troca de um vasilhame vazio por outro de 13kg de gás cheio. O beneficiário pode utilizar os vales durante cinco meses, nas distribuídas de gás cadastradas. 

O programa tem parceria com o Cadúnico e com a Nacional Gás

Segundo a Nacional Gás, mais de 350 mil botijões serão destinados para o programa. "O benefício é concedido pelo Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Nacional Gás/Paragás, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) para minimizar os reflexos da pandemia de Covid-19", afirmou a Nacional Gás.