Saiba onde procurar atendimento odontológico gratuito no Ceará

Atendimentos podem ser realizados nos postos de saúde. Procedimentos complexos são tratados nos Centros de Especialidades Odontológicas

Legenda: Em Fortaleza, as UPAs Canindezinho, José Walter e Praia do Futuro possuem atendimento odontológico 24 horas de emergência e urgência.
Foto: Divulgação

Limpeza, aplicação de aparelho, tratamentos que exigem acompanhamento. No processo de manutenção da saúde bucal, a ida frequente ao especialista, a cada seis meses, pelos menos, auxilia a evitar o surgimento de problemas graves. Para quem procura atendimento odontológico gratuito pela rede pública, o primeiro passo é se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação de um profissional. Segundo Paola Calvasina, orientadora da Célula de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), os procedimentos mais comuns são atendidos pelas células municipais de saúde da família. 

Dessa forma, os tratamentos preventivos e diagnóstico de qualquer problema na saúde bucal do paciente são realizados, inicialmente, nos postos de saúde. Caso haja a necessidade de procedimentos específicos, é feito o encaminhamento para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

De responsabilidade da gestão municipal, a cobertura de saúde bucal na atenção primária é de 69% no Ceará, de acordo com Paola. Apesar de ser considerado um bom valor, a orientadora destaca que o objetivo é garantir uma cobertura de 100%. 

Dados divulgados na edição de 2019 da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) indicam que 49,4% da população brasileira, menos da metade, visitou o dentista no ano anterior da pesquisa. Nesse recorte, os grupos com maior frequência foram as mulheres (52,6%), pessoas brancas (55%) e aquelas com o nível superior (70,4%). Segundo Paola, os dados podem sinalizar que “o acesso aos serviços de saúde bucal ocorre de forma desigual, ou seja, dependem da renda familiar e que apesar de termos serviços odontológicos no SUS as pessoas de baixa renda tendem a procurar os serviços quando em situação de dor ou urgência, até porque precisam se ocupar com sua sobrevivência”.

Em casos de urgência e emergência, como sangramentos nas gengivas, infecção dentária, fraturas nos dentes e outros problemas graves, os atendimentos podem ser realizados em uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza com funcionamento 24 horas, de domingo a domingo. São elas: Canindezinho, José Walter e Praia do Futuro. Em 2019, foram 18.454 atendimentos realizados nas três unidades. Até outubro de 2020, o número foi de 9.432, de acordo com dados da Sesa. 

Atendimento especializado

A partir do encaminhamento nos postos de saúde, os pacientes de casos complexos podem ser atendidos em um dos CEOs. Hoje, Fortaleza conta com três unidades, nos bairros Joaquim Távora, Centro e Rodolfo Teófilo, que além de pacientes da própria Capital também atendem a municípios da região metropolitana. 

Outros 22 CEOs regionais estão implantados nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Estado, em cidades estratégicas do interior do Ceará, como forma de atenderem também aos municípios que estão no entorno. Apesar de funcionarem via encaminhamento, em casos nos quais o paciente esteja com feridas ou lesões bucais com persistência de mais de 15 dias, os Centros podem ser buscados diretamente, explica Paola Calvasina. 

No pico dos casos da doença no Estado, o atendimento nos CEOs foi priorizado somente para procedimentos de emergência e urgência, por conta de recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na ADS de Fortaleza, as consultas eletivas foram retomadas em junho, com novos procedimentos de segurança. Nas outras regiões, o retorno se deu forma progressiva, à medida que o número de casos diminuiu. 

Os CEOs também são voltados para os pacientes com necessidades especiais, como pessoas com deficiência (PCD), com problemas cardíacos, diabéticos ou outras condições sistêmicas. “O atendimento dos pacientes com necessidades especiais inicia na atenção primária onde as equipes de saúde bucal avaliam a possibilidade de tratamento no nível primário. A depender do quadro do paciente, realizam o procedimento na unidade”, relata Paola.

Além das unidades dos CEOs sob gestão estadual, a prefeitura de Fortaleza também é responsável por outros três Centros: Floresta, Nascente e Messejana. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira. 

Queda nas faltas

Por conta do período de isolamento, o número de atendimentos nos CEOs estaduais reduziu em 2020. De acordo com a plataforma IntegraSus, foram mais de 287 mil atendimentos no ano passado. Neste ano, até o momento ocorreram 127.720, com ortodontia, protesista e endodontista sendo as especialidades mais procuradas. Além desse dado, a quantidade de faltas nas consultas também reduziu. No mês de outubro de 2020, por exemplo, a porcentagem de abstenção foi de 14,65%, ante o valor de 17,79% no ano anterior.

De acordo com Paola Calvasina, um dos possíveis motivos para a redução nas faltas dos pacientes foi a interrupção do atendimento de consultas que já estavam agendadas. Dessa forma, esses pacientes foram chamados de forma prioritária pelos CEOs. Além disso, após o agendamento, é feita uma ligação para o paciente para a realização de uma triagem das condições sistêmicas, o que também contribui para a redução das taxas de falta. Hoje, as taxas de agendamento estão semelhantes às registradas antes do isolamento, em algumas unidades. 

Serviço

UPAs para atendimento de urgência e emergência odontológica 24 horas em Fortaleza

Praia do Futuro
Rua Júlio Silva, 440, próximo à creche Dom Aloísio Lorscheider

Canindezinho
Rua 15, esquina com Rua José Dantas Vieira

José Walter
Avenida Presidente Castelo Branco, ao lado da Chesf

Apoio: