Hospitais estaduais ampliam atendimentos nas emergências com metodologia de gestão

Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Infantil Albert Sabin integram fases diferentes do projeto que conta com participação do Hospital Sírio-Libanês

Legenda: Com o Lean, as emergências dessas unidades ampliaram a quantidade de pacientes atendidos sem precisar investir mais em contratação e ampliação de leitos.
Foto: Divulgação

Metodologias estruturadas de gestão e otimização de recursos já conseguiram impactar positivamente e alterar o cenário das emergências de unidades hospitalares da rede pública da Secretaria Estadual do Ceará (Sesa) que participam do projeto Lean nas Emergências. A iniciativa otimiza recursos para que a espera por internação diminua e mais atendimentos possam ser feitos.

A iniciativa implementada pelo Hospital Sírio-Libanês através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, beneficiou pacientes de unidades como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), por exemplo. Ambos são localizados em Fortaleza e atendem exclusivamente pelo SUS.

“A ideia é que todos os hospitais (da rede estadual) adotem essa metodologia no horizonte de até um ano. A meta é que o paciente seja internado em até 12 horas após pedido de internação”, explica o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Ivan Coelho.

Com o Lean, as emergências dessas unidades ampliaram a quantidade de pacientes atendidos sem precisar investir mais em contratação e ampliação de leitos, de acordo com a Secretaria da Saúde. Os resultados alcançados pelo HGF ganharam destaque nacional e foram apresentados recentemente durante o 3º Workshop do Projeto Lean nas Emergências.

“A gente sabe que por trás daquele atendimento tem a vida da pessoa e a vida da família. Isso para a gente é muito satisfatório. Fomos reconhecidos entre os três melhores atendimentos do Brasil pelo Programa”, explica o diretor do Hospital Geral de Fortaleza, Daniel Holanda.

Vinte instituições de todo o Brasil participaram do 3º ciclo do Lean, cujo evento de avaliação foi realizado em 23 de outubro de forma online. O HGF e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, foram apresentados entre as três unidades que mais se destacaram. Segundo dados da Plataforma Integrasus, da Secretaria Estadual da Saúde(https://indicadores.integrasus.saude.ce.gov.br/indicadores/indicadores-hospitalares/numero-atendimento-emergencial), a emergência do HGF realizou 4.187 atendimentos em outubro de 2020, crescimento de quase 30% em relação ao que foi registrado em janeiro de 2019.

O HGF é um dos hospitais mais demandados da rede pública do Ceará e referência em procedimentos de alta complexidade como transplantes e neurocirurgias, além de prestar assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados dentre outros.

Ao todo, cerca de 100 hospitais das cinco regiões do Brasil e mais de 1.300 profissionais de saúde já foram beneficiados com o projeto “Lean nas Emergências” desde 2018.Cinco deles são da rede pública estadual do Ceará. O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), referência em atendimento pediátrico, é um dos que começaram a ser beneficiados mais recentemente pelo projeto Lean.

Atendimento pediátrico

Os pacientes que precisam de atendimento pediátrico de alta complexidade têm no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) uma referência. A unidade também foi escolhida no fim do ano passado para fazer parte do projeto Lean nas Emergências e está participando da implantação da iniciativa que pretende impactar positivamente nos resultados e aumentar o número de atendimentos na emergência.

“O objetivo é melhorar o fluxo do atendimento e os processos. O lema é ter o paciente certo no lugar certo pelo tempo certo”, explica a diretora clínica da unidade, Fábia Linhares. Ela ressalta que se a equipe otimizar o fluxo e conseguir que cada internação seja reduzida em um dia, seriam possíveis mais 49 internações no período de um ano. Isso sem aumento de gastos com contratação de pessoal ou ampliação do total de leitos.

Legenda: Fábia Linhares: “O paciente certo no lugar certo pelo tempo certo”.
Foto: Arquivo pessoal

A médica explica que o Hias é um hospital terciário, com 33 especialidades médicas, o que significa que é destinado para atender principalmente casos mais graves. “O mais importante desse processo foi sensibilizar as pessoas para que se coloquem no lugar do próximo. Cada um dentro do processo é mobilizado e sensibilizado para entender esse momento desde a internação. O principal para nós do Lean é ter todos os profissionais oferecendo um atendimento mais humanizado”, destaca Fábia Linhares.

Todos os hospitais que participam do projeto recebem seis meses de treinamento com equipe interdisciplinar que avalia como podem ser obtidas melhorias nos fluxos que beneficiam não apenas a emergência, mas todos os setores da unidade. Depois desse período, visitas periódicas são feitas para analisar a implementação e fazer eventuais ajustes. O Hias receberá a última visita em dezembro de 2020, segundo a diretora clínica da unidade.

Legenda: Daniel Holanda: Todos os indicadores do hospital melhoraram.
Foto: Arquivo pessoal

Metodologia

O termo Lean, que significa enxuto em português, é um modelo de gestão inspirado em práticas e resultados adotados pelo Sistema Toyota, fábrica de carros de origem japonesa. O lean vem sendo adaptado em diversas áreas com o objetivo de transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e aproveitar o potencial humano.

“Agora a gente tem o desafio de manter, mesmo após a consultoria ter encerrado. Conseguimos a organização dos processos de atendimento e otimização do tempo de permanência, na emergência e nas enfermarias. Os indicadores todos do hospital melhoraram”, comemora o diretor do HGF.

Daniel Holanda ressalta que foi possível também manter uma melhor comunicação entre os setores envolvidos no atendimento (imagem, endoscopia, exames laboratoriais), na emergência e em outras unidades para onde os pacientes são encaminhados. “Essa melhora na comunicação e na determinação dos papéis de cada um foi uma coisa muito importante que o Lean nos trouxe”, avalia.

Saiba mais sobre estas e outras questões relacionadas à saúde pública na página Viva Saúde Ceará.

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