Trabalho com propósito, você tem um?

Realizo o meu trabalho porque é a minha missão? É fazendo esta atividade que encontro a minha realização e propósito ou realizo porque necessito sobreviver? Infelizmente, o que mais encontro na fala dos profissionais é esta última possibilidade sendo uma verdade dita e vivida. Se desejo construir algo que me leve a realização, preciso encontrar algo mais consistente do que apenas "pagar contas".

Trabalhar somente por necessidade, inevitavelmente, vai te levar a lugar de escassez, enquanto que realizar algo porque você escolhe e não porque preciso, significa ter liberdade para fazer escolhas a partir de um propósito. A obrigação deve ser apenas uma circunstância eventual a ser enfrentada, e não um destino. Existem alguns trabalhos que precisam ser realizados e sabemos que será somente por um período, o ideal, nesse caso, é ter em mente que mesmo sendo circunstancial haverá ali aprendizados. Precisamos vivenciar a experiência com comprometimento e intensidade.

É fundamental ter clareza de qual é o seu propósito, se é construir uma carreira promissora, se é ter um cargo do qual se orgulhe, se é construir um estilo de vida para servir. É muito importante responder a pergunta: Qual o propósito daquilo que faço?!

Madalena Medeiros
Diretora executiva do fastjob, mobile consultoria, palestrante e consultora