Coach de relacionamento

Saiba mais sobre essa carreira que ajuda as pessoas a estabelecerem relacionamentos saudáveis consigo mesmas e com os outros.

Dentro da carreira de coach, uma das titulações possíveis é a de life coach, que se refere aos profissionais coaches aptos para atuar como coaches de vida, indica o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). De acordo com a empresa, este nicho é amplo e existem muitas demandas, principalmente nos segmentos de relacionamento, emagrecimento, finanças pessoais e inteligência emocional.

A coach de relacionamento Claudimar Estevam, formada pela Febracis, diz que esta é uma profissão promissora, pois o ser humano carece de ser ouvido na essência, de ser notado, de ser reconhecido e amado, de ter o direito de errar. Essas são as necessidades básicas do ser humano, que conseguem ser supridas por meio das relações, sejam elas familiares, profissionais, de amizades ou afetivas, afirma a profissional.

Claudimar define o coaching de relacionamento como uma ferramenta metodológica que conduz os coachees (clientes) a construírem relacionamentos saudáveis, trabalhando questões relacionadas a sentimentos, ações e comportamentos, a exemplo de insegurança, timidez e baixa autoestima. “Essas e diversas outras questões podem estar fixadas inconscientemente na mente das pessoas, interferindo na progressão dos relacionamentos”, relata a profissional.

Metodologia
Ela explica que o coaching de relacionamento tem como principal objetivo a transformação de vidas e relacionamentos, buscando formas e estratégias por meio de ferramentas poderosas que conduzam a uma comunicação clara e objetiva nos relacionamentos dos coachees. Além disso, o processo conduz à mudança de padrões repetitivos herdados dos pais – padrões que fazem dos relacionamentos um fracasso –, proporcionando relações saudáveis e prazerosas, garante a profissional.

O atendimento, sinaliza, se dá por meio de sessões semanais, com média de 2h de duração. O pacote é formado por 10 sessões e dura, em média, três meses. “O cliente interessado faz o contato e marca uma sessão experimental para conhecer como se dá o processo. Após a sessão, firma-se um contrato entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) e se inicia o processo”, detalha Claudimar. Ela acrescenta que os valores cobrados variam de acordo com o profissional e que, no caso dela, além dos atendimentos individuais, são realizados coaching em grupo, palestras, cursos ligados ao nicho e mentoria para coaches.

Legenda: “O cerne de nossa profissão como coach de relacionamentos é amar pessoas e saber lidar com os desafios apresentados nos relacionamentos em todas as esferas.” Claudimar Estevam, coach de relacionamentos.
Foto: Nathan e Leanderson/ Divulgação

Ela conta que cada cliente apresenta as próprias demandas. Portanto, os resultados esperados das sessões de coach de relacionamento variam. Ainda assim, ela destaca que um dos maiores resultados é a mudança do quadro apresentado no início da sessão, como realização pessoal e profissional; como se relacionar com o outro de forma respeitosa e saudável; e um novo sentido de vida. “Os clientes que chegam ao meu gabinete apresentam a necessidade da busca da autoestima e da confiança, vida sem sentido, relacionamento conjugal, solteiros, equilíbrio das emoções, relacionamento interpessoal, vícios emocionais, entre outros”, aponta.

Capacitação
“O cerne de nossa profissão como coach de relacionamentos é amar pessoas e saber lidar com os desafios apresentados nos relacionamentos em todas as esferas”, descreve.

Dessa forma, para se tornar um profissional coach no nicho de relacionamento, Claudimar Estevam orienta que a pessoa busque uma formação completa em Coaching. Significa que o profissional deve ser especialista no conhecimento e no domínio das emoções, esclarece. “Os instrumentos principais em busca da perícia no coaching relacional são: cursos, livros, filmes, vídeos, persistência e amor à profissão. A partir dessa busca diária do conhecimento e da prática, com certeza você será um perito na área relacional”, ensina a profissional.

Ela observa que o mercado de coaching vem tomando proporções gigantescas. “A identificação com o nicho de cada profissional varia de acordo com sua experiência e sua formação. Creio que o nicho relacionamento está em ascensão”, opina a coach.