Pânico em pilotar moto: como superá-lo

Ter confiança e prática ajudam a diminuir o medo. Se você não as tem, há profissionais que ajudam a tê-las

Escrito por
Jota Pompílio - Editor interino producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:49, em 16 de Agosto de 2022)

Encarar o trânsito é a única forma de vencer o medo, certo? Segundo experts esse é o primeiro mandamento para dominar a fobia (medo) de pilotar uma moto. Porém, para enfrentar as ruas com segurança, é necessário trilhar um caminho antes com segurança, um pouco de conhecimento e consciência.

E por falar em consciência, se é moto, o ideal é andar devagar, em baixa velocidade e sempre pelo lado direito. Nunca ultrapasse ninguém por este lado, ok? "Tem que estar atento a tudo, olhar o que está na frente e o que está distante ao mesmo tempo. Moto pode e deve andar no 'espaço dos carros'. Entretanto, o corredor é só para os motociclistas mais experientes e habilidosos". Esse é apenas uma das instruções que Amarílio Barbosa, instrutor em motos há mais de oito anos, nos oferta.

Sobre a questão do equilíbrio, há profissionais que não esquecem a "velha bicicleta". Há quem reforce que para conduzir uma moto tem que ter equilíbrio e o melhor lugar para treinar isso é através dela. Na prática, muitas pessoas querem aprender a pilotar e nunca subiram em uma bike. Resultado: não vai dar certo.

Primeiros passos

Para o especialista, o medo de quem tem moto, mas não a usa como veículo, está associado através de vários fatores como o psicológico, o desconhecimento do veículo, os altos índices de acidentes, mesmo não sendo aferidos corretamente.

Para ele, o primeiro passo para superar este obstáculo é conhecer o veículo que melhor se adequa, no caso da moto, "escolher uma esportiva onde não se tem um pingo de conhecimento e domínio é um grande erro que muitos cometem".

No meu caso, repórter de 1,61cm, começar com uma moto de alta cilindrada não daria certo porque eu enfrentaria várias dificuldades, tanto pelo porte e pela sua alta potência. Para ele, o certo seria uma scooter, pelo fato de ser de baixa e com uma potência reduzida.

De acordo com o instrutor, cair da moto é um dos principais receios de quem está começando. Para vencê-lo é preciso treinar muito.

"Quanto mais lenta a marcha, mais equilíbrio você precisa para se manter na moto. Por isso, esse é o melhor treino". Se você tem habilitação, o conselho é ir para uma rua tranquila e andar bem devagar. Para alguns, essa é a hora de se familiarizar com a embreagem, aceleração e freio e de sentir a moto e errar quantas vezes for preciso.

Na prática, em suas aulas, para superar o medo, Amarílio explica que a sua primeira ação para pilotar uma moto é mostrar para ele que a moto não faz mal nenhum. "Eu ensino para ele o básico do básico, os comandos, como se postar na moto, entre outros. Aos mesmo tempo a questão psicológica vai sendo trabalhada também", enfatiza.

Para que o aluno esteja apto a enfrentar às ruas, o profissional explica que isso é relativo, pois depende da forma como ele absorve conhecimento e prática e da disponibilidade de tempo de quem está aprendendo.

Segundo Amarílio, pela sua experiência, ele utiliza uma técnica que formatou em 2010, em que em cinco aulas a pessoa apta já está pronta para enfrentar o tráfego. "Nas minhas aulas requer muito treino, são cinco horas de aula em que eu o futuro piloto em situações reais".

No trânsito como um todo, o expert fala que há muitos perigos que podem surgir peças ações dos outros. Para agravar mais ainda a situação, há os perigos "naturais" como as condições da ruas e vias. "O segredo é estar sempre em alerta".

Sabe tudo!

Amarílio salienta que o grande pecado que o piloto comete é o excesso de confiança. "De acordo com as estatísticas, depois de anos habilitado, eles estão mais sujeitos aos riscos de acidentes. Por quê? Porque vem a questão da autoconfiança, 'já tô com aquele tempo, me acho'. E é, sem dúvida, que isso acontece", pondera.

Para quem tem carro e devido ao preço da gasolina pensa em comprar uma motocicleta, Amarílio dá o caminho das pedras.

"É preciso começar de baixo, ou seja, pegar uma moto de baixa cilindrada como uma scooter, uma motoneta, é o ideal e gradativamente conquistando o aprendizado e confiança.

Mais dicas

Cair: Cair da moto é um dos principais receios de quem está começando. Para vencê-lo é preciso treinar muito

Precaver-se: para se proteger é preciso colocar em prática a direção defensiva, em que você prevê uma situação de risco a partir do comportamento dos outros motoristas e prepara uma reação.

Confiança: Não deixe o excesso de confiança o dominar. Muitos acidentes acontecem quando o piloto já é experiente e perde o medo de se acidentar. Não se permita tornar-se afoito com o tempo.

Vitrine: Use luvas, capacetes e roupas grossas e de preferência de cor viva, para que você seja visto. Faça tudo para ser visto.

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