Direção elétrica: o que é isso?

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Compradores buscam itens que proporcionam um maior conforto ao dirigir. A direção é um item desejado e hoje adapta-se conforme a necessidade de quem a conduz

Volante normal, depois o hidráulico e agora o elétrico. Será uma evolução? Bom, para alguns, uma opção a mais. Porém, dá pra confundir, principalmente, quando os dois últimos sistemas são comparados.

De acordo Roberto Guimarães, chefe-de-oficina da Crasa, revendedora Ford, em Fortaleza, para quem não tem familiaridade, a grosso modo expressando-se, a direção elétrica é um sistema totalmente elétrico, independente do motor. "Ela trabalha de uma forma, digamos, menos danosa ao meio ambiente. Além disso, ela dá maior flexibilidade de projeto, isto é, de trajetória, e maior economia de combustível - graças à redução das perdas de energia do motor - e apresenta melhor eficiência na utilização do espaço do compartimento do motor".

Porém, é bom salientar ao leitor ou ao internauta que, para tê-la literalmente em mãos, ela é um item bem mais caro que a hidráulica e sua manutenção também. Em termos de quem é a mais macia, se a hidráulica ou a elétrica, especialistas afirmam que a diferença é pouca, mas existe e por isso não precisa de comparações.

Algumas das direções chamadas de "elétricas" têm em suas características o fato de ser progressiva. O que é isso?

Detalhe inteligente

Com esse artifício, ela fica mais leve ou rígida, variando conforme a velocidade que se encontra o carro em movimento.

Roberto dá uma exemplo. "Abaixo de 100 km/h, a direção é tão leve que se pode dirigi-la com o dedo mindinho. Quando passa dessa velocidade, a direção fica mais rígida, isto é, mais dura, para dar uma maior segurança para quem está no volante.

Especialistas também salientam que a direção normal é mais indicada para condutores em iniciação, justamente "pra criar marra", conhecer o "macete" da dirigibilidade no trânsito.

Roberto concorda que a direção elétrica, quando comparada a hidráulica, reduz significativamente o consumo de energia do veículo.

Para ele, a direção hidráulica é a ideal para fazer manobras de baliza, pois ao ligar o veículo ela instantaneamente já entra em ação.

Importante

Na consulta, uma conclusão. Normal, hidráulica ou elétrica o sistema de direção deixou de ser apenas um item de luxo. Passando a ser também um componente de segurança. Portanto, todos foram unânimes: manutenção é a palavra, para evitar acidentes e dores de cabeças.