Cuidado com as chave de seu carro

A bendita chave codificada não funciona. O que fazer? Calma, o desespero não é a melhor saída

De repente, a chave codificada não dá partida. Não é tão difícil descobrir qual tenha sido a causa do problema e evitar maiores dores de cabeça.

Modernas chaves que são bem diferentes das convencionais, por serem codificadas: elas têm autonomia para 200 mil partidas, mas é preciso saber conservá-las para evitar danos ou surpresas FOTO: ANDRÉ MARINHO

Isso porque o objetivo é sempre o mesmo: abrir as portas do automóvel e dar a partida, no entanto as chaves codificadas merecem uma atenção especial comparada às convencionais.

Elas têm autonomia para 200 mil partidas, muito mais do que geralmente o veículo fica nas mãos do seu proprietário, todavia, alguns acabam comprando um novo par delas. O primeiro motivo está na maneira da sua conservação.

Nada mais de um molho de chaves reunidos em um pires ou perdurados um cima dos outros. Esqueça também deixar em cima da televisão para lembrar delas antes de sair de casa ou deixar a chave de casa no mesmo chaveiro da do carro. "O campo magnético danifica as chaves", pontua o orientador técnico da Newsedan, Nerivan da Silva Morais.

Esses costumes devem ser esquecidos. Fora de casa também. Ainda que seja organizada, as bolsas femininas são repletas de objetos que acabam deixando "tudo junto e misturado". No caso das chaves codificadas, o problema não é encontrá-las e, sim, que isso possa trazer riscos para sua vida útil.

A orientação, além de deixá-las sozinha em um chaveiro, é reservar um compartimento exclusivo para guardá-las. Dessa forma, elas ficarão preservadas e longe de outras chaves, de moedas, do cartão de crédito e do telefone celular. Elementos que danificam a chave. "No decorrer do tempo, o magnetismo vai danificando aos poucos a chave", acrescenta.

A mesma dica vale também ao bolso do homem. Para eles, porém, ainda há outra ressalva: evite deixar também pendurado na calça. Esse tipo de exposição pode ocasionar quedas ou batidas fortes contra a parede ou outra superfície. Muitas vezes isso é fatal para a chave.

Além disso, outros três itens são grandes vilões para esse modelo de chaves: o sol, a umidade e a água. Então, quanto mais longe e salvo, melhor.

Não é raro os casos de quem esquece a chave dentro do carro. Porém, o furto será apenas um dos riscos que o motorista enfrentará nesses casos. "Tem gente que deixa a chave na ignição sem o motor estar em funcionamento. Enquanto está lá, o tempo todo ele fica enviando um código para o cilindro que envia uma mensagem para uma unidade e ela fica preparada para dar partida. Acontecem casos de você esquecer de um dia para o outro e a bateria do veículo descarregar. Aí vai ter que trocar chave, trocar tudo, por conta disso", ressalta.

Para repor essa única chave, na Mercedes por exemplo, é preciso desembolsar um média de R$ 1.700 a R$ 2.000. A entrega é feita de 20 a 30 dias. Por isso a recomendação de ter sempre uma opção de reserva em casa, para não ficar sem andar no automóvel no decorrer desse tempo.

Segurança

Apenas o proprietário pode requisitar uma nova chave portando os documentos do veículo. Ou seja, nada do filho, cunhado, irmão, pai ou mãe ir no seu lugar.

"Quando eu vou pedir uma nova chave para o cliente, geralmente eu peço as antigas que ele possui e não funcionam mais para eu saber qual chave você tem, porque elas são todas numeradas. Se você perdeu a número 2, eu peço a sua substituta. Assim que chega a nova confeccionada e você a coloca na ignição, ela mata a outra número 2, a antiga não abre nem mais o carro", explica.

Esse mecanismo fornece uma segurança a mais ao condutor, dá uma garantia que ninguém fará mau uso da sua chave perdida ou furtada. No caso da Mercedes há 24 chaves por um conjunto. São oito versões e cada uma delas podem ser feitas três vezes.

CAMILA MARCELO
REPÓRTER


SAIBA MAIS

A chave codificada pode ser eterna, no entanto pode ter a sua vida útil reduzida dependendo de como seja guardada e conservada

1 - Evite as quedas

2 - Deixe longe da água e não exponha a chave ao sol e à umidade

3 - Não coloque muito próximo de aparelhos eletrônicos, de televisões a telefone celular

4 - Reserve um chaveiro exclusivo para a chave, distanciando de outras chaves. Mantenha longe ainda do cartão de crédito e de moedas

5 - Não a esqueça na ignição. Além de ajudar a descarregar a bateria do carro, diminui a longevidade