Quem ganhou a eleição para senador no Alagoas em 2022?
Eleitores escolheram um senador neste ano
Os eleitores do Alagoas elegeram, neste domingo (2), Renan Filho (MDB) como senador para os próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Rafael Tenório (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil).
Veja também
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e a contagem indicou que o candidato levou 56,92% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Davi Davino Filho (PP), com 42,22%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem é Renan Filho?
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, de 42 anos, é economista e filho mais velho do senador Renan Calheiros (MDB). Ele iniciou a vida política em 2004, aos 25 anos, ao ser eleito prefeito de Maurici, Alagoas, município onde nasceu.
Em 2008, foi reconduzido ao cargo do Executivo. No pleito seguinte, em 2010, disputou e venceu uma vaga na Câmara dos Deputados.
Já em 2014, se afastou da função de parlamentar para disputar o Governo de Alagoas, para qual foi eleito, tornando-se o mais jovem governador da história do Estado. Quatro anos após, em 2018, se reelegeu.
Filiado ao MDB, Renan Filho renunciou ao Executivo estadual, no primeiro semestre deste ano, para concorre ao pleito. Atualmente, quem comanda Alagoas é Paulo Dantas (MDB).
Candidatos
No Alagoas, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:
-
Bombeiro Suzana Souza (PMB)
-
Coronel do Valle (Pros)
-
Davi Davino Filho (PP)
-
Mario Agra (Psol)
-
Renan Filho (MDB)
Eleitores escolheram um senador em 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Alagoas, segundo os números do TSE, são 2.325.656 eleitores.