Exumação de Esquemas táticos

Confira coluna do comentarista Wilton Bezerra

Legenda: O espanhol Guardiola, técnico do Manchester City, é tido como um dos maiores estrategistas do futebol
Foto: divulgação

Numa crônica mais extensa, fiz comparação usando a música para explicar o que Guardiola produziu de revolucionário no futebol.

O treinador espanhol, depois de mapear esquemas, estilos e conceitos de jogo, fez exatamente o que João Gilberto fez na música brasileira com a bossa nova – uma decantação.

O nosso João, com a sua batida de violão revolucionária e seus acordes dissonantes, desacelerou o samba e criou harmonias maravilhosas que ganharam o mundo.

Os dois, Guardiola e João Gilberto, gênios da raça, trabalharam de maneira competente em cima do que já existia e criaram fórmulas novas.

Agora, o que ocorre no futebol brasileiro é uma coisa grotesca, que chega, às vezes, às raias do ridículo.

No jogo Flamengo e Atlético, num determinado momento da partida, o Domènec Torrent introduziu uma alteração para que o rubro-negro atacasse com cinco jogadores.

Legenda: Domènec Torrent mudou a formação tática do Flamengo em 2020
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

De imediato, numa explosão delirante, se anunciou que, naquele momento, se processava a revitalização do 3-5-2, a”pirâmide”, formação tática de 1920, usada no futebol brasileiro até 1960.

Ora, onde está a novidade de atacar com cinco jogadores, quando se realiza isso até com seis ou sete, dependendo das circunstâncias?

Se pedala mais um pouco e se chega a mais uma “novidade”: o “jogo posicional”, que nada mais é do que guardar posições na configuração de um time, método mais antigo do que a serra do Araripe.

Com o Carrossel Holandês de 1974, essa idéia de jogo foi abandonada em nome de uma ciranda organizada, na qual nenhum jogador tinha posição fixa.

Legenda: O ex-jogador Cruyff era o pilar da inovação da Holanda
Foto: reprodução

Claro que, em períodos de saturação do tatiquês, pode-se eventualmente praticar o jogo posicional para organizar o movimento.

É bom esclarecer no entanto, que, o jogo posicional não significa um engessamento da ocupação de zonas pré-determinadas.

Para isso, a mobilidade de peças altera o sistema com deslocamentos, remanejamentos e simulações táticas.

Pessoal do futebol precisa de mais cuidado no que “descobre” e modular, mais cuidadosamente, o simancol.



Assuntos Relacionados