Dirigente cobiçado

Foto: Thiago Gadelha

Que um clube contrate ou demonstre interesse por jogador, treinador ou um CEO vinculados a outros times, nós entendemos como coisa normalíssima.

Agora, fazer proposta para um presidente de clube, tentar “adquirir o seu passe”, não deixa de ser uma coisa inusitada.

Pois é isso mesmo que está ocorrendo no futebol cearense, quando Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, entrou na mira de dois clubes do futebol brasileiro.

Lembramos que, lá pelos anos 1990, Paulo Carneiro realizou uma administração revolucionária como presidente do Vitória da Bahia.

Implantou um modelo de modernização em todos os setores do clube e passou a ser, se me lembro bem, o primeiro presidente de clube remunerado do futebol brasileiro.

O mais interessante ocorreu, quando Paulo Carneiro terminou o seu mandato à frente do Vitória e foi contratado como gestor de futebol, com amplos poderes, pelo Bahia, arquirival do rubro-negro.

Marcelo Paz, com a tranqüilidade que marca o seu temperamento, feliz ficou com o reconhecimento ao seu trabalho como eficiente executivo. Mas, foi logo adiantando que o seu compromisso é com o Fortaleza, até 2021.

E pensar que, há pouco tempo, gigantes como Ceará e Fortaleza não tinham a menor consciência do que valiam e do que poderiam ser.

Faça-se justiça, essa transformação começou quando Evandro Leitão arrancou o Ceará das mãos de uma empresa de eletrodomésticos e deu início a um novo e bem estruturado período na vida do clube.

Superou muitas adversidades, em função da mentalidade arcaica que imperava, segundo a qual dirigente de futebol no Ceará, somente, com muito dinheiro no bolso.

Com o Fortaleza, a arrancada em busca da modernidade da gestão, se deu quando Luiz Girão assumiu o bastão e o transferiu para Marcelo Paz, até então um colaborador, com pouco tempo de labuta na área.

A partir desse momento, o Fortaleza não parou mais de ganhar, galgando posições compatíveis com o seu tamanho de grande equipe.

E o mais importante: chamando a atenção pelo vitorioso modelo de gestão e pela rapidez dos resultados.

Marcelo Paz é de estilo moderado, responsável e consciente, sabe o momento de avançar e recuar nas suas ações.



Assuntos Relacionados