Assim, fala o treinador Tite

Como se sabe, principalmente, no insalubre mundo político, é hábito se criar dificuldades para se vender facilidades.

Reputo o treinador Tite como um profissional competente, e não faço parte daqueles que já formam no bloco dos descontentes com ele.

Agora, ao chegar à Seleção, o treinador gaúcho incorporou nas suas dissertações uma linguagem esquisita, enfeitada com palavras que, ao invés de facilitar compreensão, acabam criando dificuldades.

Isso, sem se falar naquele estilo messiânico de se expressar, chato pra caramba, como se estivesse dirigindo a palavra a discípulos.

Sei, sim, que outros treinadores se dedicaram à tarefa de criar uma “erudição”, para explicar o futebol e os seus métodos.

Depois dos “externos”, “sinapses” e outras bossas, Tite agora dá ênfase a um tal de “quinto homem”, como se anunciasse um filme de Hitchcock.

Esse homem, pelas explicações que ouvi, pode ser até o ala Danilo, que surgiria entre as linhas adversárias, com espaços e sem marcação rígida.

Contra a Bolivia, foi Lodi, pelo lado esquerdo, e, no meio-campo, Douglas, dando suporte a Casemiro. Também, nada de novo, para se gastar tanta saliva.

O que é, traduzindo para o português, um jogador que vem das linhas de defesa, ou meio-campo, arrastando marcação, para abrir espaços em qualquer setor, se não o participante de uma trama conhecida, desde que o futebol foi inventado?

Eu sempre me pronunciei contra o fato de se substituir o simples pelo rebuscado, quando o assunto é futebol.

Já está passando da hora de acabar com essa mania de discursos empolados e preparados para sugerir autoridade e conhecimento.

É teoria demais em cima de fatos que podem ter narrativas simples, para ”desvendar” movimento de jogo, com deslocamentos, simulações, individualismos e outras manobras manjadas do futebol.

Do contrário, vamos repetir a história do vaqueiro que, tentando fazer o cavalo beber uma “garrafada”, recebia a seguinte orientação do patrão: “Comprima o maxilar direito do potro”. O vaqueiro respondia: “Não estou entendendo nada do que o senhor está falando. Só sei que o animal não quer é beber essa p....”



Assuntos Relacionados