Uma coluna para entender

Esta coluna nasce com a missão de descomplicar a vida do leitor. No jornalismo diário, aquele em que a notícia é atropelada por ela mesma, nem sempre é possível explicar — com o cuidado e o espaço que merece — termos, procedimentos e burocracias que insistem em atravessar a rotina de todos nós.

Para os leitores mais curiosos e necessitados de explicações paralelas ao chamado "hard news", que é a notícia dura, e em cima do fato, esse espaço vai procurar ajudá-los com materiais do estilo "entenda". 

O que de fato é um projeto de lei? Quem pode propor? Quanto tempo demora pra que uma proposição entre em vigor? O que é uma PEC? Qual é a relação direta entre o Legislativo e o Executivo? Como é que um juiz se torna um desembargador? Como os partidos podem gastar o dinheiro que recebem do fundo partidário? O que é transparência pública?

Essas são questões, por exemplo, que poderiam ser respondidas aqui. Claro que a coluna não vai fugir totalmente da factualidade. Os fatos do nosso dia a dia também pedem explicações no momento em que eles acontecem.

O que precisa ser deixado claro ao leitor, nesse texto introdutório, é que haverá um planejamento de publicações. Todas as terças-feiras um texto será publicado com uma temática pré-definida. Sempre dentro de um tema fixo durante o mês. Nos demais dias da semana, no entanto, a factualidade pode exigir novas publicações.

O leitor pode sugerir temas que gostaria de ver explicados neste espaço para as próximas semanas. Para a nossa comunicação segue o e-mail wagner.mendes@svm.com.br

Estamos no ar.