Ibope na Capital: a 12 dias da eleição, simulações de 2° turno podem fortalecer "voto útil"

Pesquisa Ibope, contratada pela TV Verdes Mares, será divulgada no CETV 2ª Edição desta terça-feira (3)

Segunda rodada da pesquisa Ibope, contratada pela TV Verdes Mares, e que será divulgada no CETV 2ª Edição desta terça-feira (3), traz simulações de segundo turno entre as três candidaturas mais bem posicionadas no primeiro levantamento divulgado no dia 14 de outubro.

Faltando apenas 12 dias para a data da eleição, período em que o eleitor começa de fato a definir o voto com mais convicção, o retrato da movimentação do voto pode antecipar, inclusive, negociações já antes do fim do primeiro turno.

É nesse momento que algumas candidaturas de fato se enxergam com viabilidade de ir ao segundo turno com força e concorrer em condições de vencer a disputa na segunda leva. Vai depender também da curva de intenção de voto, do que estará posto nos números do Instituto. 

Apesar de um segundo turno ser considerado uma nova eleição — e é natural que seja pelo novo perfil da disputa — mas são esses números, a poucos dias do pleito, que levam boa parte dos simpatizantes de uma determinada candidatura a embarcar ou desembarcar do projeto priorizando o chamado voto útil.

Nesse cenário, é a rejeição a um determinado nome que pode pressionar o eleitor a mudar o voto ainda no primeiro turno para dar força a uma candidatura diferente que tenha competitividade para derrotar o perfil rejeitado.

Os números de logo mais podem indicar, inclusive, uma mudança na estratégia das candidaturas pelo desejo de mostrar sobrevivência até o último dia da disputa.