Como Condé pode encaixar Vina no time titular do Ceará?
Vina pode jogar em 3 funções diferentes no Vovô
Vina está de volta ao Ceará e será um dos principais reforços do Vozão para a Série A. O técnico Condé já comentou sobre a chegada do jogador, o elogiando.
"Um jogador que tem muita qualidade, todos o conhecem bem, tem a capacidade técnica e de definição de jogada muito boa próximo da área".
E como Condé pode utilizar Vina no time do Ceará?
Desde a saída do Vovô ao fim da temporada 2022, Vina jogou no Grêmio em 2023, Ah-Hazem e Al Jubail, estes dois últimos da Arábia Saudita.
Conceitualmente Vina foi um meia central na Arábia. Em alguns momentos atuou como atacante na ponta esquerda ou até 'falso 9'.
No Ceará, ele pode sim fazer as 3 funções, mas em todas ele precisa estar perto da área para finalizar ou dar passes.
A maioria das finalizações de Vina na Arábia foi da risca da grande área. Acredito que Condé vá pedir para Vina jogar nessa faixa de campo.
Formações
Vina no 4-1-4-1
Contra o Cruzeiro, Condé escalou o Ceará no 4-1-4-1. A formação deu muito certo, com o Vozão se defendendo bem e vencendo o então líder da Série A.
Richardson foi o '1' no meio-campo, como volante centralizado.
A linha de 4 à frente tinha Pedro Henrique aberto na esquerda, Dieguinho e Lourenço centralizados e Galeano aberto na direita.
Pela caraterística, Vina jogaria no lugar de Lourenço, mais próximo de Pedro Henrique. Pedro Raul foi o centroavante.
Vina no 4-2-3-1
A formação mais utilizada pelo Ceará na Série A foi esta. Segundo Condé, a formação deu certo no início da Série A, com resultados, mas depois não mais.
Caso Condé volte a esta formação, Vina jogaria centralizado no meio, no lugar de Lucas Mugni.
E a função em que Vina se sente mais à vontade e jogou na Arábia.
Acredito que seria a formação mais segura, com 2 volantes posicionados mais atrás para dar sustentação.
Vina de 'falso 9'
Isso seria na ausência de Pedro Raul, caso o centroavante esteja suspenso ou lesionado. Condé sofreu demais na temporada sem um substituto confiável.
E como Vina tem facilidade na finalização, pode jogar assim. Ele já fez a função no Grêmio, e no próprio Ceará em passagens anteriores.
Vina como segundo atacante
Condé ainda não utilizou uma formação com uma dupla de atacantes, mas caso faça, Vina pode jogar assim, como fez na Arábia Saudita.
Ele jogou como atacante pela esquerda e pode jogar assim no Ceará em caso de necessidade.