Campanhas nos Estaduais garantem 18 clubes na Série D de 2026: veja quem já se classificou
Três times cearenses garantiram vaga na Série D de 2026, que será disputada por 64 clubes
Com as fases decisivas dos Campeonatos Estaduais, 18 vagas na Série D de 2026 foram definidas, sendo três delas no futebol cearense: Ferroviário, Maracanã e Tirol. Os dois primeiros por terem chegado às semifinais do Estadual, e a Coruja por ser o melhor da classificação geral tirando os 4 semifinalistas.
Classificados para a Série D 2026:
- Ferroviário
- Maracanã
- Tirol
- ASA/AL
- Jacuipense
- Atlético de Alagoinhas
- Porto/BA
- Uberlândia/MG
- Betim/MG
- Democrata de Governador Valadares/MG
- Velo Clube/SP
- Noroeste
- Portuguesa/SP
- Azuriz/PR
- São Joseense/PR
- Cianorte/PR
- São Luiz de Ijuí/RS
- Guarany de Bagé/RS
Vagas restantes
A Série D de 2026 será disputada por 64 equipes. A CBF oferta 60 vagas, enquanto as 4 restantes são das equipes que caem da Série C.
Assim, ainda restam 42 vagas a serem distribuídas. Muitas destas vagas serão preenchidas por Campeões Estaduais e das Copas Estaduais no 2º semestre, como a Copa Rio e a Copa Paulista. Algumas Copas, como a Fares Lopes aqui no Ceará, dão vaga na Copa do Brasil do ano seguinte e não na Série D.
Mudança de critérios
Até 2016, as campanhas no Estaduais garantiam os clubes na Série D do mesmo ano. Mas para adequação de calendário, a CBF passou a dar as vagas para o ano seguinte. Assim, se um clube se destacasse no Estadual de um ano, ele iria para a Série D do ano seguinte.
A regra anterior era mais simples, mais fácil do torcedor entender e dava mérito esportivo ao grupo atual daquele clube. Muitas vezes um time que fez um Estadual marcante, era completamente desfeito e chega enfraquecido para a edição do ano seguinte.
Vamos pegar o exemplo do Tirol, que garantiu a vaga pela 1ª vez em sua história, via Estadual 2025, para a edição de 2026. Quais jogadores do atual elenco estarão na Coruja para 2026?
Com a grande rotatividade do futebol brasileiro, nem preciso dizer que os elencos mudam demais.
Em outras palavras, um elenco poderia vir 'embalado' para a Série D, o que não acontece mais.
Outro ponto a comentar é que um clube garante vaga na Série D do ano seguinte, mas se ele também estiver na edição atual, se ele subir para a Série C, abrirá uma vaga para outro. Isso pode acontecer com Ferroviário e Maracanã em 2025 (vamos torcer pra isso). Com o regulamento anterior, isso não acontecia.
Mas enfim, esse é o regulamento, e a Série D é muito legal e muito importante para o desenvolvimento do futebol brasileiro. Ela é a base da pirâmide do futebol nacional e movimenta 64 clubes. Uma pena a Série D não ter uma duração maior, para garantir mais calendário - e empregos - por mais tempo.