Balanço da 8ª rodada da Série D: Ferroviário mostra força ao vencer principal candidato ao acesso
Tubarão da Barra venceu o Santa Cruz por 3x1 no PV e se manteve no G4

A 8ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro foi ruim para o futebol cearense. Dos 4 representantes, só o Ferroviário venceu, e categoricamente, por 3x1 diante do então invicto Santa Cruz, no Presidente Vargas.
Os demais tropeçaram: Iguatu (empatou fora), Horizonte e Maracanã (perderam).
A vitória coral é marcante, contra um dos times que mais investiu para a Série D e que estava invicto. O time mostra força na luta pelo acesso, mostrando que pode encarar qualquer adversário quando o recebe no PV. Só terá que melhorar o desempenho fora de casa para se sobressair nos confrontos de mata-mata.
Ferroviário se agiganta
O confronto contra o Santa Cruz no PV era muito difícil, por enfrentar um time invicto e com melhor campanha disparada (19 pontos em 7 rodadas). Mas o Ferroviário se impôs, e venceu o Santa com autoridade, de virada.
A equipe coral teve controle emocional após sofrer o gol de Thiago Galhardo e empatar um minuto depois, ainda no 1º tempo.
Ciel fez mais uma grande partida, com 2 gols. Além dele, Bryam e Felipe Cruz fizeram boa partida e envolveram a defesa do Santa: Matheus Vinícius, Eurico, Toty e Vinícius Silva não acharam os atacantes corais.
Kevin Rivas e Gharib ganharam os principais duelos no meio contra Gabriel Galhardo e Balotteli.
E a defesa coral, conseguiu anular Thiaguinho na ponta direita, e Thiago Galhardo na referência. O ex-atacante de Ceará e Fortaleza fez o gol, mas foi bem marcado.
Tabela favorável
Restando 6 rodadas para o fim da 1ª Fase, o Ferroviário é o 4º colocado com 12 pontos, com 2 de vantagem para o 5º colocado, Santa Cruz/RN (10), além de Treze (9) e Horizonte (7).
A equipe de Tiago Zorro terá 3 jogos fora: América/RN, Horizonte e Santa Cruz/RN) e 3 em casa (Treze, Sousa/PB e Central/PE).
O fato de um dos jogos fora de casa ser diante do Horizonte, é um fator positivo. Serão dois confrontos diretos em casa e outro contra um já eliminado.
Para uma equipe 100% em casa, o Ferroviário está perto da vaga, com a média histórica para o G4, ser de 21 pontos.
Demais cearenses
O Horizonte perdeu por 1x0 para o Santa Cruz/RN fora de casa e se complicou no Grupo A3. Está em 7º com 7 e 5 pontos do G4. A equipe vinha de boa fase agora terá que arrancar para a vaga.
O Iguatu empatou fora com o Maranhão - com direito a polêmica de arbitragem - mas ainda está em boa situação do Grupo A2, em 3º com 11. Ele tem 2 pontos de vantagem para o 5º colocado, o Parnahyba.
Já o Maracanã, perdeu em casa para o Imperatriz por 3x2 e está na última colocação com 6 pontos. O Alvianil vem de sequência negativa e precisará de uma improvável reação para se classificar.