O ranking das marcas brasileiras mais valiosas, realizado anualmente pela Interbrand, teve poucas mudanças no ciclo 2022-2023. Com larga vantagem, o Itaú mantém a liderança, lugar que ocupa há mais de 20 anos.
O segundo lugar pertence a outro banco, o Bradesco. Completa o pódio a cerveja Skol. O Top 10 tem quatro bancos, duas cervejas, duas varejistas, uma petroleira e uma operadora de telecom.
Após o escândalo contábil, a Americanas deixou o rol das 10 mais valiosas, caindo para a 19ª colocação. O valor da marca caiu de R$ 1,8 bilhão para pouco mais de R$ 800 milhões.
Para chegar a uma cifra, o levantamento considera três aspectos principais: desempenho financeiro, o papel que a marca desempenha nas decisões de compra e força competitiva.
A lista considera apenas marcas fundadas no Brasil.
Ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil
- Itaú: R$ 44,4 bilhões
- Bradesco: R$ 28,6 bilhões
- Skol: R$ 18,9 bilhões
- Brahma: R$ 13,3 bilhões
- Banco do Brasil: R$ 10,3 bilhões
- Natura: R$ 9,7 bilhões
- Nubank: R$ 3,8 bilhões
- Petrobras: R$ 3,5 bilhões
- Magazine Luiza: R$ 3,3 bilhões
- Vivo: R$ 2,9 bilhões
- Renner: R$ 1,9 bilhão
- XP: R$ 1,8 bilhão
- Ipiranga: 1,2 bilhão
- Drogasil: R$ 1,16 bilhão
- Claro: R$ 1,11 bilhão
- Porto Seguro: R$ 980 milhões
- Havaianas: R$ 942 milhões
- Cielo: R$ 941 milhões
- Americanas: R$ 844 milhões
- Assaí: R$ 724 milhões
- Atacadão: R$ 684 milhões
- PagSeguro: R$ 645 milhões
- Localiza: R$ 625 milhões
- Sulamérica: R$ 610 milhões
- Hering: R$ 583 milhões