Especialistas mantêm pessimismo com a economia, mostra pesquisa

Sondagem aponta perspectiva negativa para variáveis como inflação, crédito e câmbio

Legenda: O cenário de baixo crescimento, longe de ser uma exclusividade brasileira, também deve afetar, em 2023, toda a América Latina
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), elaborado pela Fecomércio-CE e o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE), aponta que o pessimismo com o cenário econômico do País se mantém elevado.

A sondagem referente ao primeiro bimestre de 2022 revela que o número de variáveis analisadas com pessimismo foi o mesmo da pesquisa anterior.

Veja também

As variáveis percebidas com pessimismo foram: oferta de crédito (93,7 pontos); taxa de inflação (61,1 pontos); taxa de câmbio (46,8 pontos); salários reais (37,3 pontos); gastos públicos (33,3 pontos) e taxa de juros (27,8 pontos).

Os índices refletem os desafios macroeconômicos do País.

Metodologia

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo.

A quantidade de variáveis analisadas com otimismo também foi a mesma da pesquisa anterior, apenas três: nível de emprego (117,5 pontos), cenário internacional (114,3 pontos) e evolução do PIB (111,1 pontos).



Assuntos Relacionados