BID seleciona startups do Nordeste em programa sobre bioeconomia

Programa quer capacitar empresas em temáticas de ESG; inscrições estão abertas

Legenda: Os projetos vão ser analisados em quatro dimensões: grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e equipe
Foto: Shutterstock

Inspirada na Amazônia e na Caatinga, uma parceria entre o Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) e o hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico Cubo Itaú, vai selecionar startups no Norte e Nordeste com foco em projetos de bioeconomia. 

Serão escolhidos 15 projetos para o programa de capacitação, com prioridade para aquelas que se dedicam a soluções de descarbonização, net zero, agroflorestas e transformações socioambientais.

Veja também

As inscrições estão abertas até o dia 25/9 e devem ser feitas neste link. O anúncio dos selecionados ocorrerá  no dia 7 de outubro e as capacitações se iniciam na semana do dia 10 de outubro. O programa terá seu encontro presencial em Manaus nos dias 16, 17 e 18 de novembro. 

Como será o processo

As startups interessadas deverão disponibilizar ao menos um profissional pelo período de 5 horas por semana durante as cinco semanas de capacitação do programa. Na semana seguinte acontecem os encontros presenciais, durante 3 dias.

Durante os dois meses os escolhidos terão a oportunidade de se conectar à rede do Cubo e do BID Lab, com acesso a uma rica cadeia de mantenedores, empreendedores, parceiros e investidores, em um universo promissor para captação de recursos, fechamento de negócios e, sobretudo, ampliação de mercados.

Serão disponibilizados aos participantes workshops e mentorias com importantes figuras do ecossistema, que além de compartilhar experiências poderão auxiliar as startups na ampliação do network.

“Temos colhido bons frutos dessas iniciativas que nos deixam ainda mais próximos aos talentos do Norte e Nordeste, tanto que diversas selecionadas em edições diferentes deste programa, hoje, são membros da nossa comunidade”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, destaca a importância das regiões Norte e Nordeste para o trabalho do Banco.

“Estamos animados por aprofundar este intercâmbio entre BID Lab e Cubo. Existem soluções muito promissoras no Norte e no Nordeste em prol de sustentabilidade e resiliência climática, inclusive como atalho para o crescimento econômico e a inclusão social – um entendimento que também expressamos na nossa agenda de apoio à recuperação econômica, a Visão 2025”, afirma.



Assuntos Relacionados