Três jogos e uma prorrogação

A maior disputa entre Ceará e Bahia foi realizada em 1959, na primeira edição da Taça Brasil (reconhecida pela CBF como Campeonato Brasileiro). O regulamento remetia a um terceiro jogo, se os times terminassem empatados em pontos após os dois jogos de cada fase eliminatória. No dia 20 de setembro, no PV, empate (0 x 0). No dia 27 de setembro, na Fonte Nova, novo empate, Bahia 2 x 2 Ceará. No dia 29 de setembro, no tempo normal, outro empate: Bahia 1 x 1 Ceará. Foram para a prorrogação de 30 minutos. O Bahia fez 1 a 0, gol de Léo, aos 27 minutos, faltando três minutos para terminar. O Ceará deu trabalho. Esse time do Bahia era fantástico. Tanto assim que se sagrou campeão brasileiro, derrotando o Santos, no terceiro jogo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Bahia ganhou do Santos na Vila (2 x 3), perdeu na Fonte Nova (0 x 2) e ganhou o título no Maracanã com bela vitória (3 x 1). Portanto, para hoje, há toda uma tradição em jogo. Desde a década de 1950, essas equipes medem forças. Há notório equilíbrio e raras goleadas. Hoje, o Bahia se mostra com um ataque muito eficiente (oito gols em três jogos). Mas o Ceará, apesar de algumas limitações, eliminou dois grandes: Vitória e Fortaleza. Tem credenciais, pois.

Cobertura

O jornalista Joseoly Moreira cobriu as partidas do Ceará, em Salvador, na Taça Brasil de 1959. No seu livro "Minha Vida, Minha História", Joseoly conta um fato interessante. O goleiro do Ceará, Harry Carey, foi notável no empate em 2 a 2, em Salvador, pelo segundo jogo da série de mata-mata da competição. Elogiadíssimo pela imprensa, despertou o interesse dos rivais Vitória e do Bahia.

Episódio interessante

Segundo Joseoly, "as más línguas espalharam que Harry Carey inventara uma contusão, pois temia não repetir a extraordinária exibição que despertara o interesse dos baianos". Antes do terceiro jogo, na distribuição das camisas, o técnico do Ceará, Astrogildo Nery, perguntou ao Harry se estava tudo bem. O goleiro respondeu que estava com uma contusão na coxa.

Substituto

Joseoly conta que, em razão da resposta de Harry Carey, o técnico virou-se para o reserva Gilvan Dias, entregando-lhe a camisa número um. Gilvan entrou como titular. Fechou o gol. Fez defesas mirabolantes, sendo o grande destaque na imprensa baiana. Resultado: no dia seguinte, ninguém mais falou em Harry Carey.