Sérias dúvidas após a eliminação do Ceará

Leia a coluna deste sábado (25)

Legenda: O Ceará foi eliminado pelo CRB na 3ª Fase da Copa do Brasil
Foto: KID JUNIOR / SVM

O principal objetivo do Ceará é voltar para a elite nacional. Desde quando foi rebaixado em 2022, o desejo maior da torcida é estar outra vez entre os 20 melhores times do Brasil. No ano passado, 2023, o Ceará falhou. Terminou longe do G-4. O Vozão foi apenas o 11º, com 50 pontos. Foram 14 pontos a menos do necessário para subir. O Atlético-GO, último do G-4, subiu com 64 pontos. Agora, a situação ainda está embaçada. Os temores são ampliados a cada insucesso. 

A eliminação sofrida pelo Ceará na Copa do Brasil mexeu com a cúpula. Foi como uma sirene que disparou. O time ainda não está à altura das condições exigidas para chegar ao G-4. O líder, Santos, com 15 pontos, já tem cinco vitórias. Abriu distância. Dá sinais de pujança. Agudo. Para cima. Sabe o que quer e como quer. O Ceará, pelo contrário, ainda oscila. Brilhou em Novo Horizonte ao ganhar do Novorizontino (0 x 3). Animou. No empate (0 x 0) com o Operário em Ponta Grossa, no Paraná, desanimou. Não consegue uma sequência de três vitórias consecutivas. Está tudo muito confuso. Resta esperar o jogo de amanhã diante da Chapecoense no Castelão.  

 

Parâmetro 

 

Veja bem: na Série B nacional, o CRB é apenas o 11º colocado, com oito pontos. Portanto, atrás do Ceará três posições. Pois o Vozão enfrentou o CRB três vezes seguidas e não conseguiu uma vitória sequer. Inclusive, jogou duas vezes em casa, ou seja, uma no PV (2 x 2) e outra no Castelão, com vitória alagoana (0 x 1). 

 

Desânimo 

 

Tais resultados são desanimadores. Entretanto, houve apenas seis rodadas. Portanto, há tempo disponível para um processo de recuperação. Não pode, porém, tal processo ser demorado demais. No ano passado, não deu certo exatamente porque o time demorou a reagir. Não é possível que agora o Ceará volte a tropeçar na mesma pedra. 

 

Igualdade 

 

Amanhã, na Arena Pernambuco, o Fortaleza decide com o Sport quem vai à decisão da Copa do Nordeste. No jogo pela fase de grupos, houve empate (1 x 1) na mesma Arena Pernambuco. O jogo foi bem dividido: no primeiro tempo houve predominância do Sport. Na fase final, o Fortaleza assumiu o controle. O placar foi justo. 

 

Equilíbrio 

 

A previsão para amanhã é novamente de equilíbrio. No Sport, a grande esperança está no atacante Gustavo Coutinho, ex-Fortaleza. Ele foi o artilheiro da Série B em 2023. É o artilheiro da atual Série B e vice-artilheiro da Copa do Nordeste. No Fortaleza, quem tem feito a diferença é Pochettino.