Hoje, o Iguatu estreia na Copa do Brasil. Em casa, no Estádio Morenão, recebe o Juventude do Rio Grande do Sul. Na primeira rodada, que ainda não foi concluída, já foram eliminados: Cruzeiro-MG, Nova Venécia-ES, Tombense-MG, Cianorte-PR, Manauara-AM, River-PI, Remo-PA, Audax-RJ, Real Noroeste-ES, Treze-PB, Independente-AP, Moto Clube-MA, Costa Rica-MS, Ituano-SP, São Raimundo-RR, União Rondonópolis-MT, Rio Branco-AC, Coritiba-PR, Tocantinópolis-TO, Itabaiana-SE. Portanto, 20 clubes foram despachados. Hoje, mais três clubes serão eliminados da competição. O Iguatu terá de vencer para continuar no certame. Se empatar, estará eliminado. A Copa do Brasil adota uma fórmula que privilegia alguns e desfavorece outros. É esdrúxula na concepção, injusta na execução e confusa no resultado. Distanciou-se demais da competição de quem é hereditária: a Taça Brasil. Esta, sim, era simples, embora também com alguns privilégios. Mas jamais comparada com o modelo de hoje que inchou. A Copa do Brasil está valendo pelo dinheiro que paga. Perde o equilíbrio ao escancarar a janela para times que vêm da Copa Libertadores da América. Nada a ver. Injustificável tal inclusão.
Vitória
É um absurdo o regulamento da Copa do Brasil ao estipular, nesta primeira rodada, que o time da casa, se quiser continuar na competição, terá de vencer. Portanto, o time pode ser eliminado, embora invicto, atuando apenas 90 minutos e acréscimos. Iguatu está obrigado a ganhar na estreia. Se perder, rua. Onde já se viu isso?
Correto
Como acontecia na Taça Brasil, correto seria o modelo mata-mata, ou seja, com jogo de ida e jogo de volta. Em caso de empate no número de pontos, havia o jogo desempate. Portanto, uma terceira partida, sempre disputada na casa do mandante. Aí o critério era justo. Aliás, a própria Copa do Brasil o adota a partir da terceira rodada, mas sem o jogo desempate.
Comparação
O Iguatu disputa as quartas de final do Campeonato Cearense. No PV, perdeu o primeiro jogo para o Ferroviário por 1 a 0. Mas tem o direito de decidir a vaga em casa, no Morenão, mesmo local do jogo de hoje. O Juventude é o quarto colocado no Campeonato Gaúcho, atrás do Internacional, Grêmio e Guarany de Bagé. No sábado passado, perdeu para o Brasil de Pelotas por 1 a 0.
Campeão
Em 1999, o Juventude foi campeão da Copa do Brasil. Decidiu com o Botafogo. No primeiro jogo, em Caxias, o Juventude ganhou por 2 a 1. No jogo final, no Maracanã, ficou no empate (0 x 0), garantindo o título de campeão. Para chegar ao título, o Juventude eliminou o Guará, Fluminense, Corinthians, Bahia (nas quartas) e Internacional (nas semifinais). O técnico foi Valmir Louruz.
Fez parte
No Juventude, campeão da Copa do Brasil de 1999, atuava o atacante Maurílio, que brilhou no Ceará em 2005 e brilhou no Fortaleza em 2006. Notável jogador. Também atuou no Icasa em 2007, no Uniclinic em 2009 e no Crateús em 2012. Mas seu momento de grande destaque foi no Palmeiras, de 1992 a 1995. Acho que ele ainda mora aqui em Fortaleza.