Nova meta alvinegra a partir de amanhã

Leia a coluna deste sábado, (6)

Legenda: O Ceará enfrenta a Ponte Preta nesse domingo, (7)
Foto: Kid Junior/SVM

O primeiro desafio do Ceará, após o tri do Nordeste, será amanhã, (7), às 11 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP. O estádio é bom. Já narrei jogos lá. O que incomoda é o horário. Pode quem quiser argumentar em defesa da programação ao meio-dia. É um direito. Como a temperatura ficará em torno de 27 graus, segundo a previsão meteorológica anunciada para a região, alegam que estará mais baixa do que a predominante na região Nordeste. Tudo bem. Vida que segue. Bola que rola. Advertência: o Vozão, independente do horário, vai ter que jogar muito mais. O padrão mostrado na Ilha do Retiro foi ruim.

O time vacilou demais. Os jogadores alvinegros estavam errando passes de três metros. A transição não funcionou. A defesa ficou sobrecarregada. Nada disso poderá se repetir em Campinas. Apesar de a Ponte Preta estar tendo um início comprometedor, o Vozão não pode vacilar. A Ponte, na estreia, em Salvador, tomou uma goleada do Vitória (3 x 0). Depois, em casa, perdeu para o Criciúma (1 x 2). Empatou com a Chapecoense no Condá (1 x 1). E, na rodada passada, em casa, conseguiu a primeira vitória, batendo o Botafogo-SP (2 x 0). Portanto, um adversário também com limitações.  

Estreia  

Hoje, às 19 horas, no Estádio Ronaldão, o Pacajus estreia na Série D nacional, enfrentando o Campinense. Amanhã, acontecerá a estreia do Caucaia diante do Cordino. Também a estreia do Ferroviário diante do Fluminense do Piauí. E a estreia do Atlético-CE em São Luís, no Maranhão, enfrentando o Maranhão no Estádio Nhozinho Santos. Boa sorte aos nossos representates.  

Títulos  

Na Série D nacional, o futebol cearense tem duas medalhas de ouro. A primeira foi conquistada pelo Guarany de Sobral, campeão brasileiro da Série D em 2010. A segunda medalha de ouro foi conquistada pelo Ferroviário, campeão brasileiro em 2018. Com quatro representantes na Série D do presente ano, boas são as chances de uma nova medalha de ouro para o futebol cearense.  

Leão de ouro  

O Fortaleza foi campeão brasileiro da Série B em 2018. O Leão de Aço foi o quarto colocado na Série A de 2021. No momento, é vice-líder da Série A de 2023. Pela estrutura e avanços, já pode ir sonhando alto. Gradualmente vai se preparando para voos mais ousados no futuro. Pensar no título de campeão brasileira da Série A, num futuro breve, já não é mais utopia.  

Série C  

O futebol tem apenas um representante na Série C nacional: o Floresta. Até hoje, nenhum clube cearense ganhou título de campeão brasileiro na Série C. O Floresta estreou diante do São José, em Porto Alegre, e ficou no empate (0 x 0). Hoje, às 16:30, no PV, o Floresta faz sua segunda partida. Recebe o Volta Redonda. É campeonato por cima de campeonato. Mãos à obra.  

Segunda-feira  

Grande expectativa em torno do jogo do Fortaleza diante do Corinthians, segunda-feira, às 20 horas, no Itaquerão. O Leão de Aço está num embalo extraordinário. Vitória sobre o Fluminense (4 x 2). Vitória sobre o Estudiantes de Mérida (6 x 1). Dez gols nos dois últimos jogos. Amplas possibilidades de vitória sobre o Corinthians. O momento do Leão é excelente.



Assuntos Relacionados