De olho nas semifinais

Acompanhe a coluna deste sábado (2)

Legenda: No jogo de ida no PV, em uma das semifinais, o Ferroviário venceu por 1 a 0
Foto: THIAGO GADELHA / SVM

Hoje, no Estádio Morenão, o destino de Iguatu e Ferroviário no Campeonato Cearense estará definido. O Tubarão joga pelo empate. O Iguatu terá de tirar a diferença, ou seja, ganhar o jogo para depois decidir nos pênaltis. Situação semelhante Iguatu viveu em fevereiro de 2022. Foi nas quartas de final daquele ano. Teria de ganhar do Ceará para decidir nos pênaltis. O Vozão havia vencido a primeira por 2 a 1. O Ceará jogou muito mal no Morenão. Perdeu no tempo normal por 1 a 0. Na decisão por pênaltis,

Iguatu fez a festa. O treinador do Iguatu era o mesmo Washington Luiz que está no comando do time. Portanto, ele tem experiência nas adversidades e costuma superá-las. Na terça-feira passada, dia 22, em casa, o Iguatu foi eliminado da Copa do Brasil pelo Juventude-RS. O empate (0 x 0) premiou o visitante, que embolsou quase um milhão de reais. Iguatu deixou de ganhar essa volumosa quantia. Não sei até que ponto tal insucesso poderá repercutir negativamente no jogo de hoje. Com o Ferroviário sucedeu exatamente o contrário: ganhou do Maranhão em São Luiz e faturou quase um milhão de reais. Segue na Copa do Brasil. O grupo está empolgado. Além disso, joga por um simples empate no Morenão. 

 

Condições 

 

É claro que psicologicamente a situação do Ferroviário é mais favorável. Tem a vantagem do empate e vem de dois resultados que elevaram o moral do grupo: a própria vitória sobre Iguatu no jogo de ida e a vitória, de virada, sobre o Maranhão, dentro do Estádio Castelão em São Luiz. Contraste, pois, com o que aconteceu ao seu adversário. 

 

Vantagem 

 

A vantagem do empate é importante, mas não é tudo. Dei o exemplo do próprio Ceará em 2022. O Vozão imaginou que seria chegar ao Morenão e definir na hora o que bem entendesse. Não foi assim que aconteceu. Iguatu conhecia os atalhos do Morenão. E assim se estabeleceu. Serve de alerta aos corais. Nada de “já ganhou”. A vantagem do empate pode ser ilusória. 

 

Outro jogo 

 

Amanhã, a vantagem de jogar pelo empate no Estádio Almir Dutra, em Maracanaú, dá ao Floresta uma condição mais favorável. Entretanto, com base no jogo de ida, em nenhum momento o Floresta se mostrou tão superior ao Maracanã. O Floresta venceu com um gol de pênalti inexistente. O Estádio de Maracanaú vai se transformar num alçapão. Isso pode, sim, fazer a diferença. 

 

Superação 

 

O Fortaleza estreia na Copa do Brasil, amanhã, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Enfrentará o Fluminense-PI. A superioridade do Leão é reconhecida por todos. Pouco a pouco, o elenco vai se desfazendo dos fantasmas do atentado ocorrido em Recife. Aliás, desvencilhar-se do fantasma é preciso, mas sem deixar jamais de cobrar a exemplar punição dos culpados. 

 

Na prática 

 

Vamos ver até que ponto o atentado sofrido em Recife ainda poderá comprometer a produção do Fortaleza em campo. Como fazer, sem traumas, o trajeto entre o hotel e o estádio? Entendo que o time possa sofrer mais apreensão no trajeto do que no estádio. Será preciso, pois, uma proteção muito especial para deixar o time mais relaxado nessa trajetória.