As metas mais ousadas do futebol cearense

Leia a Coluna desta segunda-feira (4)

Legenda: O Fortaleza disputou a final da Copa Sul-Americana de 2023 contra a LDU
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

O futebol cearense tem crescido no cenário nacional. O Fortaleza já garantiu a sua sexta participação consecutiva na Série A. O Ceará, não obstante a permanência na Série B, passou cinco anos na elite e tem possibilidade de subir outra vez. O Ferroviário conquistou pela segunda vez o título de campeão da Série D, tendo agora o desafio da Série C.

Enfim, gradualmente o futebol cearense vai visitando espaços que, há alguns anos, eram reservados apenas aos chamados grandes times nacionais. É o caso da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Quero acreditar que, com um pouco mais de ousadia e organização, será possível ganhar título de campeão nas duas maiores competições do país: a Série A e a Copa do Brasil. Não é utopia como outrora. É realidade pura. 

Como se diz na linguagem popular, o Fortaleza já bateu na trave duas vezes. Foi vice-campeão da Taça Brasil em 1960 e em 1968. O Ceará também bateu na trave uma vez: foi vice-campeão da Copa do Brasil em 1994. Agora mesmo o Fortaleza deixou escapar um título internacional de grande significação, ou seja, o de campeão da Sul-Americana, a segunda mais importante competição das Américas. Dá para pensar alto, sim. 

 

Concreto 

 

Estou vendo o esforço dos dirigentes alvinegros, no sentido de edificar um departamento de futebol eficiente, capaz de montar um time que tenha condições de subir para a Série A nacional. Os nomes foram escolhidos. Tudo bem. Resta agora esperar o que de concreto vai acontecer, ou seja, que tipo de contratação o Ceará realizará para os desafios de 2024. 

 

Empecilhos 

 

É sabido que os times da segunda divisão sofrem os estigmas da categoria. Os empresários só querem colocar os bons jogadores na vitrine da Série A. É natural. Observem um detalhe: quando o Ceará caiu para a Série B, seus bons jogadores logo foram contratados por times da Série A. Quem tem futebol de boa qualidade, somente em último caso aceita jogar na Série B. 

 

Olheiros de futebol 

 

O departamento de futebol do Ceará terá, portanto, algumas dificuldades na contratação de atletas de melhor qualificação. Mas isso é válido para todos os times que estão na Série B. Então a garimpagem será fundamental. É como procurar agulha em palheiro. Papel fundamental terão os olheiros, ou seja, os especialistas na identificação de atletas promissores. 

 

Relacionamento 

 

Uma coisa será essencial para o êxito do Ceará na temporada de 2024: a união interna nos setores diretivos. Se as vaidades humanas estiverem acima do interesse do clube, dificilmente a gestão terá êxito. Risco enorme acontece quando um diretor quer aparecer mais que outros. Daí nasce uma ciumeira tão devastadora quanto cupim.  

 

Férias 

 

Aos leitores, comunico que entro agora em um período de férias de 15 dias. Retorno no dia 19 de dezembro. Aí certamente todo o interesse já estará voltado para o Campeonato Cearense que começa em janeiro. Uma competição especial que, em 2024, terá cobertura exclusiva da TV Verdes Mares. Agora terá a nossa imagem.