As graves consequências de uma arbitragem ruim

Hoje o Fortaleza recebe o Sport. É um clássico regional. Nesse tipo de confronto, a necessidade de vencer é extrema porque se trata de um concorrente direto na luta pela permanência na Série A. O Sport vem de uma proeza excelente: ganhou do Grêmio em Porto Alegre. E deu sequência com importante vitória sobre o Goiás na Ilha do Retiro. Está em pleno processo de recuperação. Mesmo diante desses dois bons resultados do Sport, ainda compreendo que o Fortaleza tem hoje melhores possibilidades no Castelão. Já amanhã o Ceará, esquartejado pela péssima atuação de um árbitro em noite infeliz, entrará em campo. Vai enfrentar o Internacional em Porto Alegre. São graves as consequências sofridas pelo Ceará em razão dos erros do apitador Wagner Reway. Ele, além de expulsar injustamente Samuel Xavier, ainda fez citações na súmula, fato que poderá prejudicar mais ainda o atleta e o clube. Os desfalques são significativos. Os Samuel Xavier, Bruno Pacheco e Leandro Carvalho estão fora. Na formação da defesa, há solução. Problema de Guto Ferreira será compor a peça ofensiva.  

Dado importante

O Fortaleza já enfrentou fora de casa três dos grandes clubes brasileiros: São Paulo no Morumbi (perdeu, 1 x 0), Corinthians no Itaquerão (1 x 1) e Flamengo no Maracanã (perdeu, 2 x 1). Portanto, dos três times, dois são os maiores clubes de massa do Brasil. E o Fortaleza os encarou nos domínios deles. Assim, terá boas possibilidades de dar o troco nos jogos de volta. Isso pesa. 

Comparação 

O Internacional é o líder. Tem cinco vitórias. Vai muito bem. Mas o Bahia, que recentemente perdeu três jogos seguidos para o Ceará, foi ao Estádio Beira-Rio em Porto Alegre domingo passado e lá empatou (2 x 2). Pelo visto, o Inter não é esse monstro que pintam. O problema do Ceará é a ausência de jogadores importantes. Isso, sim, pode complicar.  

Oportunidade 

Às vezes, em situações emergenciais, os atletas que substituem os titulares terminam rendendo mais. Motivo simples: querem mostrar serviço, agarrando a oportunidade que ocasionalmente aparece. Assim, aí estão Eduardo, Gabriel Lacerda e Alyson. Olho vivo no meia do Inter, Thiago Galhardo, ex-Ceará. Ele tem sido um dos destaques do Inter.

Não se pode perder de vista o número de jogos das equipes, pois isso poderá fazer enorme diferença. O Vasco, que faz ótima campanha neste início de Série A, tem um jogo a menos. Como tem 14 pontos (4º colocado) pode chegar ao topo com três pontos a mais. 

Outros times que estão com um jogo a menos: Atlético-MG, Palmeiras, Corinthians, Bahia, Grêmio, Botafogo e Atlético-GO. Já o Goiás tem dois jogos a menos. Quando cumprirem esses jogos, poderá haver uma reviravolta muito grande na classificação.