Fósseis repatriados já estão em Santana do Cariri

Caixas vão continuar fechadas até que seja feita a curadoria para solenidade de entrega ao museu

Legenda: As 998 peças estavam na França
Foto: Andressa Alencar/Divulgação/URCA

Passava do meio-dia desta sexta-feira (15) quando o caminhão foi estacionado ao lado da praça em frente ao museu Plácido Cidade Nuvens, no centro de Santana do Cariri. 

Funcionários do museu e pesquisadores descarregaram caixotes lacrados, que vão continuar assim até que seja marcada a solenidade de entrega das peças ao acervo, conforme disse o paleontólogo Alysson Pinheiro, diretor do museu.

museu Plácido Cidade Nuvens
Legenda: Peças estão no museu Plácido Cidade Nuvens
Foto: Andressa Alencar/Divulgação/URCA

É preciso celebrar o resultado do trabalho de uma década. As 998 peças estavam na França. Tinham sido apreendidas num porto. Entraram na Europa como quartzo. Na verdade, eram mais um tesouro brasileiro arrancado pelo tráfico.

Veja também

Só foram repatriadas graças ao esforço de servidores do Ministério Público Federal, Universidade Regional do Cariri e outras insitutições brasileiras e estrangeiras. 

Segundo o procurador da República Rafael Rayol, 6 pessoas foram condenadas pelo contrabando, entre brasileiros e estrangeiros. As penas variaram entre 2 anos e 4 meses a 5 anos e 3 meses de prisão.

A repatriação foi feita nessa quinta-feira (14) no aeroporto de Fortaleza. De lá, os fósseis foram trazidos diretamente para o Cariri.