Almocei no restaurante da família do Vyni, o cearense do BBB 22, e vim contar como foi

A comida no restaurante Pirão de Costela tem o tempero de vó. Dona Quinha, 72 anos, avó do BBB, domina as receitas. É o pai do brother, Seu Cicinho, quem faz o atendimento

Legenda: Fachada do Restaurante da família do BBB Vyni, o Pirão de Costela, no Cariri
Foto: Márcio Silvestre

Este texto vai te deixar com fome. Então, a minha dica é você ir logo preparando um cuscuz. E que tal combinar com ovo? Daqui a pouco, eu explico essa escolha. É que o Vyni tinha uma maneira peculiar de comer aquele alimento que a galinha anuncia quando vai trazer ao mundo. Mas, antes, preciso compartilhar a minha alegria de ter almoçado no restaurante da família do BBB do Cariri.

O Pirão de Costela fica na rua Vicente Leite, no Crato. Leva o nome por causa do prato da casa, a costela de gado cozida e servida com acompanhamentos. O mais famoso é o pirão, a mistura entre a farinha de mandioca e o caldo da carne. Mas eu não pude provar dessa iguaria. É trabalhosa, só servem no fim de semana. Eu fui numa quarta-feira. Mas, além de já ter desculpa para sábado ou domingo, não saí de bucho vazio. 

Foto do prato pedido no restaurante: baião de dois coberto com queijo ralado, carne de sol, tomate em rodela, cebola refogada e um macarrão
Legenda: Saboreei um baião de dois coberto com queijo ralado, carne de sol, tomate em rodela, cebola refogada e um macarrão que é a cara da minha vó
Foto: Márcio Silvestre

Saboreei um baião de dois coberto com queijo ralado, carne de sol (que também é famosa entre os clientes), tomate em rodela, cebola refogada e um macarrão que é a cara da minha vó: temperado na verdura e passado na manteiga, bem soltinho. 

Aliás, a comida no restaurante do Vyni é de vó mesmo. Dona Quinha, 72 anos, domina as receitas. Faz tudo de cabeça. O atendimento é o pai de Vyni quem organiza. Seu Cicinho, 45 anos, herdou do pai, Seu Branco, falecido em 2013, o negócio e a tradição de trabalhar no ramo de alimentos. Ele atende e faz as entregas.

O colunista PH com Dona Quinha e Seu Cicinho, avó e pai do BBB Vinicius
Legenda: No almoço, tive a companhia de Dona Quinha, 72 anos, avó do BBB. Ela quem faz os quitutes. O atendimento ao cliente é feito pelo pai de Vinicius, Seu Cicinho
Foto: Márcio Silvestre

O restaurante, criado em 1993, vai completar três décadas. Foi construído num tempo em que esse ponto da cidade tinha poucas casas, mas já ostentava uma vista panorâmica da cidade. O mirante é uma atração do local e divide espaço com a lavanderia, que Vyni costumava usar como cenário nos stories. 

Em 29 anos, o restaurante permaneceu pequeno e familiar. Tem poucos funcionários. Vyni era um deles. Ajudava atendendo o telefone e anotando pedidos. "Tenho muito orgulho do meu filho!", diz seu Cicinho. 

Mirante
Legenda: O restaurante, criado em 1993, ostenta uma vista panorâmica da cidade. O mirante é uma atração do local e divide espaço com a lavanderia, que Vyni costumava usar como cenário nos stories
Foto: Márcio Silvestre

Vyni, que ainda é chamado de Marquim pela vó e por vizinhos, enveredou na influência digital. Mas não perdeu a oportunidade de aprender com Dona Quinha alguns segredos. 

A avó conta que o neto insistiu em decorar o preparo do arroz branco temperado no alho frito depois de amassado no pilão. Coisa de vó, né? Vyni sabe também como fazer feijão, cuscuz.

"O prato preferido dele é arroz, feijão mulatinho, batata frita, tomate e queijo ralado por cima."
Dona Quinha
avó de Vyni

Nada de carne? Nada de costela! Vyni veio mesmo para revolucionar a família. Ele adora cuscuz e também gosta de ovo. E é aqui que conto o segredo. Se for frito, a vó diz que ele só come a clara. Se for cozido, ele só come a gema. Vyni sabe o que quer. E já não tem mais desculpa para ficar só lavando a louça na cozinha do BBB. Mãos à obra, Vyni. Faça do jeito que Dona Quinha ensinou!

Foto de Vyni, quando criança, ao lado de seu avô, Seu Branco
Legenda: Foto de Vyni, quando criança, ao lado de seu avô, Seu Branco
Foto: Reprodução

*Esse texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.