Wesley Safadão reconquista fãs com coreografias e atiça outros cantores para 'dancinhas'

Grupos de dança, ciclistas em movimento e pessoas com deficiência entraram na brincadeira

Legenda: Wesley Safadão iniciou a carreira na música como dançarino. Em 2021, ele viralizou a coreografia do hit em piseiro "Ele é Ele, Eu Sou Eu"
Foto: Reprodução/Instagram

O forró é conhecido por atrair público pelo ouvido. A cada geração, o gênero nordestino ganha novos tons. Os mais tradicionais preferem apenas a zabumba, o triângulo e a sanfona. Enquanto uma nova leva de forrozeiros curte a implementação da bateria, guitarra e teclado. Longe de conflitos, uma coisa é certa: tudo acaba em dança. O "dois pra lá, dois pra cá" coladinho também ganhou novos passos. É possível até dançar sozinho - reforçando os cuidados do distanciamento social na pandemia do coronavírus.

O cearense Wesley Safadão é um desses nomes que apostou em vídeos ensinando ao público um novo jeito de dançar forró. Desde o lançamento do piseiro "Ele é ele, eu sou eu", em parceria com Os Barões da Pisadinha, o cantor apostou em um jeito já conhecido de divulgar clipes - por meio da dança. Com passos feitos de forma individual, o forrozeiro desafiou os fãs a criarem diferentes produções para redes sociais como Instagram e Tik-Tok. No tutorial da coreografia, ele aparece sozinho com movimentos que cruzam os braços e imita o toque de baquetas em uma bateria imaginária.

Foto: Arte - Diário do Nordeste

Rapidamente, nas últimas semanas, a coreografia foi espalhada entre os 32 milhões de seguidores do cearense. Os pequenos Dom, Ysis e Yhudy, filhos do cantor, também entraram na onda de gravar vídeos. Grupos de dança, ciclistas em movimento e pessoas com deficiência entraram na brincadeira. Em participação no programa "Encontro com Fátima", o cantor até ensinou a apresentadora os passos. Vale lembrar que no início da carreira do forrozeiro, ele era apenas dançarino na banda da família.

Agora, o cantor começou a divulgação da coreografia "Alexa", música em referência a assistente pessoal criada pela Amazon.

Veja:

Com arranjo eletrônico, ao som do teclado, a canção "Ele é Ele, Eu Sou Eu" na voz de Wesley Safadão em parceria com Os Barões da Pisadinha, já alcançou o topo dos aplicativos de música Deezer e Spotify no Brasil. A composição faz parte do álbum "WS Amplificado", gravado em 2020. Além do hit coreografado, o cantor conseguiu trabalhar seis músicas nas plataformas digitais: "Último Beijo", "Não Valeu", "Beijo das Galáxias", "Isca", "Confidencial" e "Despedida".

No axé, quem também retomou as coreografias foi o cantor baiano Léo Santana. A canção "Samu", em parceria com o cantor Vitão ganhou passos em vídeos nas redes sociais. Com movimento dos braços, pernas e formação de coração com os dedos, a dupla atingiu bons índices de visualizações nos aplicativos.

Coreografia de "Samu":

Na ausência de eventos por conta da pandemia do coronavírus, o olhar para o passado - como pensar na simplicidade de uma dança individual - mostra para o mercado musical que não é preciso grandes produções e feitos para reconquistar o público. Claro, comentários positivos e negativos, seja pelo som ou mesmo em dizer que não representa o forró, no caso do piseiro, sempre vão existir. Em meio aos tantos vídeos de coreografias, o gênero sertanejo parece que silenciou por algumas semanas. Para todos os gêneros musicais, uma certeza prevalece: o futuro dos shows com público é incerto quanto a retomada.