Deezer ganhou incremento de 30% de novos usuários na pandemia; sertanejos lideram ranking

Marcos Swarowsky, Diretor Geral da Deezer para Brasil e América Latina, diz que novas ocasiões para streaming foram criadas

Legenda: Sertanejos são presentes no top 10 das músicas mais ouvidas da plataforma
Foto: João Lima Neto

Ouvir música indo ao trabalho ou em uma caminhada na praia era algo natural até antes da pandemia do coronavírus. A rotina musical de muitos brasileiros foi afetada pelos decretos de isolamento social de prefeituras e governos estaduais. As atividas diárias em home-office cortaram a relação que muitos tinham de ouvir aquela playlist favorita antes de "pegar no batente". O impacto disso foi sentido diretamente em aplicativos de música, como a plataforma Deezer.

Marcos Swarowsky, diretor geral da Deezer para Brasil e América Latina, nos contou que a plataforma sofreu uma queda de audiência no início da doença e, por novas ocasiões de consumo de streaming semanas depois, um incremento de 30% de novos usuários.

"Logo no início da pandemia e isolamento social registramos um declínio imediato na curva de streams dada a mudança de rotina abrupta das pessoas. Algumas das principais ocasiões de consumo deixaram de fazer parte da rotina das pessoas, como a ida e volta ao trabalho, academia ou faculdade. O interessante é que novas ocasiões de consumo de streaming surgiram e com elas novos momentos para escutar música: malhando em casa, começando o dia, home-office, brincando com as crianças e o consumo de streaming voltou a subir, com um incremento de 30% de novos usuários na plataforma", revelou  Marcos Swarowsky,

Consumo

Antes da pandemia do coronavírus, a maior ocasião de consumo rgistrada pela Deezer era até então o deslocamento para o trabalho, o pico às 7h nos dias de semana deixava muito claro esse comportamento. Isso mudou, segundo o diretor geral da Deezer para Brasil e América Latina. "Hoje, o pico fica entre 9h e 10h e todos os dias da semana se comportam iguais. As playlists de 'Moods' (temáticas) estouraram: 'Começando o Dia', 'Calmaria', 'Malhando em Casa', 'Fazendo Faxina', 'Cantando no Chuveiro', 'Diversão com as Crianças' são todos bons exemplos do que tem feito sucesso. Mas no geral uma maior demanda por músicas calmas que ajudem a relaxar".

Dos gneros musicais ouvidos na plataforma, Marcos Swarowsky revelou que o sertanejo é sem dúvidas um dos mais ouvidos da Deezer. "Fizemos um levantamento das mais ouvidas do mês de maio, e Marília Mendonça segue por mais um mês como a artista mais ouvida no Brasil pela Deezer. Logo após, vem Gusttavo Lima e Henrique e Juliano em segundo e terceiro lugar. Os hits mais ouvidos seguem dominados pelo sertanejo: 'Liberdade Provisória', de Henrique e Juliano, 'Barzinho Aleatório', de Zé Neto e Cristiano e Graveto, de Marília Mendonça, são respectivamente as três mais tocadas".