M. Dias Branco produz no Ceará margarina que não derrete mesmo sem refrigeração; produto é exportado para a África

Escrito por
Ingrid Coelho ingrid.coelho@svm.com.br
(Atualizado às 12:00)
Legenda: O produto “shelf stable” (estável em prateleira, em tradução livre) é feito especialmente para ser exportado para países africanos
Foto: Divulgação

É da Fábrica de Gorduras e Margarinas Especiais (GME) do Grupo M. Dias Branco, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, que saem margarinas que não precisam de refrigeração para que sejam mantidas as suas propriedades. O produto “shelf stable” (estável em prateleira, em tradução livre) é feito especialmente para ser exportado para países africanos.

A informação foi revelada durante café da manhã com Gustavo Theodozio, vice-presidente de Investimentos e Controladoria, e Fabio Cefaly, diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores, realizado na manhã da última terça-feira (28).

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O produto “shelf stable” além de facilitar o transporte intercontinental, já que ele não precisa de contêineres refrigerados, também descomplica o transporte dentro dos próprios países africanos. “A gente consegue mandar daqui para a África sem contêiner refrigerado e a logística dentro da África é complicada, então eu consigo transitar mais facilmente esse produto dentro do continente porque ele não derrete”, detalha Theodozio.

Apesar de ter fábricas em outros estados, a produção de gorduras e margarinas especiais ocorre apenas na unidade em Fortaleza, explica Fabio Cefaly. Além da margarina shelf stable, são feitas no local marcas como Puro Sabor, Medalha de Ouro e Adorita.

No Brasil, o mercado de GME da M. Dias Branco é focado no Nordeste.

Sudeste é muito pouco, porque a produção é nesta unidade (de Fortaleza). Diferente de biscoitos, que a gente produz no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em vários estados do Nordeste”
Fabio Cefaly
Diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da M. Dias Branco

Questionado pela coluna se enviar para outras regiões como Sul e Sudeste aumentaria, portanto, o custo, Cefaly diz que sim. “E aí ele já não chegaria tão competitivo, por isso esse mercado está mais focado aqui”.

O mercado de Gorduras e Margarinas Especiais representa, hoje, em torno de 6% da receita total do grupo M. Dias Branco, o que representa cerca de R$ 650 mil.

Gustavo Theodozio (esq), vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M. Dias Branco, e Fabio Cefaly (dir), diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da companhia
Legenda: A informação foi revelada por Gustavo Theodozio, vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M. Dias Branco, e Fabio Cefaly, diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da companhia
Foto: Thiago Gadelha

Atenção maior ao food service

Na última divulgação de resultados do Grupo M. Dias Branco, “a criação de um time focado integralmente em Food Service” foi mencionada pela empresa como uma “ação corretiva”, visto a queda de receita e lucro. O food service representa a venda de produtos destinados ao abastecimento de hotéis e restaurantes.

“O que estamos fazendo para ampliar o food service: a gente mudou a liderança, trouxemos uma pessoa de mercado que tem total conhecimento de como ele funciona”, destaca Cefaly.

Ele reforça que o grupo M. Dias Branco já está no mercado há bastante tempo, mas agora se prepara para dar “outro passo”. “Vai ganhar robustez, então teremos time de marketing dedicado, uma pessoa que já traz outro nível de sofisticação, que está prospectando distribuidores especializados, então a nossa ideia é dar outro salto. Esse é o plano desenhado em 2024 e nós já começamos a executar em 2025”, afirma Cefaly.

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