Após o penúltimo dia de janela partidária, que viabiliza a troca de partido pelos deputados sem o risco de perda de mandatos, o União Brasil, foi o partido que mais cresceu em representatividade na bancada federal do Ceará na Câmara dos Deputados. A legenda filia, na manhã desta sexta-feira (1º), o deputado Moses Rodrigues. Ele será o 5º parlamentar do UB na bancada cearense.
Após as movimentações do troca-troca de partido, entretanto, o PDT segue como a maior bancada partidária do Estado com seis membros, podendo somar mais um, caso de Pedro Bezerra que já anunciou saída do PTB. PSD e PL também agregam novos parlamentares na bancada.
Na tarde desta quinta-feira (31), a informação da filiação de Moses Rodrigues ao UB agitou os bastidores da política cearense. Embora essa já fosse uma possibilidade considerável, a confirmação gerou burburinho entre os pré-candidatos a deputado da legenda, pois a chegada de um parlamentar com alto potencial de votos mexe com os cálculos iniciais para o alcance das vagas. Inclusive, fora do partido.
O União Brasil quer eleger 5 deputados federais e vem com candidatos com bom potencial de votos, como Dayany do Capitão, esposa do pré-candidato ao governo Capitão Wagner, Fernanda Pessoa, filha do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, além dos deputados federais já com mandato Heitor Freire, Danilo Forte e Vaidon Oliveira.
O ato de filiação de Moses, que estava filiado ao MDB, deverá acontecer na manhã desta sexta-feira (1º).
Após os últimos movimentos partidários, a divisão da bancada por partido mudou.
PDT – 6 parlamentares
André Figueiredo
Leônidas Cristino
Idilvan Alencar
Eduardo Bismarck
Mauro Filho
Robério Monteiro
*Partido deve confirmar a filiação de Pedro Bezerra
União Brasil – 5 parlamentares
Capitão Wagner
Vaidon
Danilo Forte
Heitor Freire
Moses Rodrigues
PT – 3 parlamentares
Luizianne Lins
Guimarães
José Airton
PSD – 2 parlamentares
Domingos Neto
Célio Studart
PL – 2 parlamentares
Dr. Jaziel
Júnior Mano
*Partido deve confirmar a filiação de Genecias Noronha