TJCE indica três mulheres e rejeita promotores em lista tríplice para cargo de desembargador

Escolha para a vaga será da governadora Izolda Cela. Vaga foi aberta com aposentadoria da desembargadora Vera Lúcia

Legenda: Os três nomes serão encaminhados ainda nesta quinta-feira à apreciação da governadora

O Tribunal de Justiça do Ceará, por meio do seu Pleno, acaba de fechar a indicação da lista tríplice para o preenchimento do cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional. A vaga é destinada ao ministério Público.

A lista vai ser encaminhada ainda nesta quinta-feira (19) à governadora Izolda Cela que fará a indicação definitiva e é formada por três mulheres:

  • Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves
  • Maria Neves Feitosa Campos
  • Vanja Fontenele Pontes

A formação da lista sinaliza um entendimento da maioria dos desembargadores do Tribunal, nos bastidores, de que uma condição indispensável para chegar ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional no Ministério Público é de ser procurador. Ou seja, por tradição, o Tribunal resolveu vetar promotores para o cargo.

Veja também

Dos indicados pelo Conselho Superior do Ministério Público na lista sêxtupla ao TJCE, apenas dois eram promotores: Plácido Barroso Rios e Joseana França Pinto. Eles foram os dois menos votados pelos desembargadores.

Plácido, inclusive, como ex-procurador-geral de Justiça, era cotado como favorito para a vaga, mas acabou ficando de fora da lista tríplice. A vaga a ser preenchida foi ocupada pela desembargadora Vera Lúcia, que se aposentou.

Outra sinalização da lista foi a tendência defendida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente da Corte, de indicar mulheres, para tentar reduzir a diferença de gênero no Tribunal de Justiça.