Reforma administrativa de Elmano começa na Casa Civil: Chagas Vieira volta ao cargo
Até o fim deste ano, governador vai anunciar novas mudanças em cargos estratégicos da gestão estadual
Prestes a chegar à metade final de sua gestão, o governador Elmano de Freitas (PT) decidiu promover novas mudanças em seu secretariado e, conforme apurou esta coluna com exclusividade, o movimento mais significativo será exatamente no “coração” do governo, a Casa Civil. Chagas Vieira, que ocupou o posto no governo Camilo Santana, volta ao cargo de comando para tentar dar um novo ritmo à gestão.
A escolha do nome foi feita pelo governador, após diálogos com o ministro Camilo Santana e o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão. O retorno já havia sido projetado em outras oportunidades e reflete a busca por maior dinamismo na gestão em sua reta final. Max Quintino, que ocupa o posto atualmente, será alocado em outra função na administração estadual.
O governador demonstra que as mudanças feitas em meados deste ano não foram suficientes e quer ajustar a máquina pública para melhorar a execução dos projetos prioritários. A Casa Civil, que desempenha papel-chave na articulação entre as secretarias e na coordenação geral do governo, será o centro dessas alterações.
Mudanças em outras pastas
Nos bastidores, uma “minirreforma” era especulada, mas as mudanças devem ser mais estratégicas do que o esperado.
Outras pastas importantes, como Turismo, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Proteção Social, também devem passar por ajustes. A expectativa é que Elmano utilize essas alterações para entregar resultados mais consistentes no último biênio.
A reforma será um verdadeiro jogo de xadrez, pensado tanto para atender às demandas administrativas quanto para contemplar os aliados políticos. Na dança das cadeiras, dois deputados estaduais da base aliada serão convocados, além de outros dois deputados federais.
A expectativa é que, até o fim deste mês, todas as mudanças estejam consolidadas.