Quaest: a disputa particular entre Capitão Wagner e André Fernandes pelo voto conservador

Os candidatos do União Brasil e PL, respectivamente, vão disputar a preferência entre bolsonaristas e evangélicos, por exemplo

Legenda: Capitão Wagner e André Fernandes representam o campo político mais à direita nesta eleição
Foto: Montagem

Os dados da primeira pesquisa Quaest contratada pela TV Verdes Mares na corrida eleitoral em Fortaleza detalham um confronto particular entre os candidatos Capitão Wagner (União) e André Fernandes (PL) pelo voto dos eleitores conservadores e os que revelam preferência pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Neste segmento do eleitorado, alguns números chamam atenção pela disputa entre os dois pela preferência do público e isso, mais adiante, poderá ser determinante no cenário de disputa por vaga no segundo turno. 

Influência entre os evangélicos

O primeiro dado diz respeito à influência dos padrinhos políticos entre os eleitores. No geral, Camilo Santana aparece como o maior influenciador de voto na Capital, mas entre os evangélicos, especificamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera a influência. 

Ocorre que, no cenário da pesquisa estimulada, entre os eleitores que se declaram evangélicos, Capitão Wagner lidera com 28%. André Fernandes aparece em segundo lugar com 21%, um recorte que reforça a disputa entre os dois. 

Apoiadores de Bolsonaro

Quando a análise na estimulada é entre os eleitores que dizem ter votado em Bolsonaro na eleição 2022, Wagner está numericamente à frente, mas em empate técnico com André, que tem 38%. 

Mas o dado mais revelador do duelo individual aparece quando o instituto questiona aos eleitores: “Qual dos candidatos é apoiado por Jair Bolsonaro?”. No levantamento, a maioria, 44%, afirma ser André Fernandes. Entretanto, 18% ainda considera ser Capitão Wagner o nome apoiado por Bolsonaro na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. 

Na caça aos votos, esse duelo particular pelo espólio conservador deve reservar capítulos interessantes durante a campanha eleitoral.

Informações da pesquisa Quaest

O levantamento ouviu 900 pessoas. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, com eleitores de 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.