Pré-candidato a presidente, Ronaldo Caiado cumpre agenda em Fortaleza
Governador de Goiás vem ao Ceará em um momento político quente nos debates pré-eleitorais
Pré-candidato à Presidência da República em 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), cumpre agenda em Fortaleza, nesta quarta-feira (6). O gestor deve participar de evento na área de alfabetização, do qual participará também o governador Elmano de Freitas (PT), além de um Congresso Nacional do Corpo de Bombeiros.
A presença do governador goiano na capital cearense tem movimentado bastidores da oposição local, especialmente dentro do União Brasil, partido ao qual Caiado é filiado e que, no Ceará, enfrenta divisões internas que refletem a complexidade do atual cenário político.
No Estado, o partido se fragmenta em três frentes:
- Um grupo majoritário de oposição ao governo estadual, capitaneado pelo presidente estadual e ex-deputado Capitão Wagner;
- Outro grupo mais afinado com o Palácio da Abolição, representado por lideranças como o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e aliados;
- E uma ala que adota uma postura independente, liderada pelo deputado federal Moses Rodrigues.
Cobiça para a eleição 2026
Com o União Brasil cobiçado para a disputa municipal de 2026, a visita de Caiado também desperta interesse por uma possível agenda política paralela. O deputado estadual Felipe Mota (União), por exemplo, tenta articular nos bastidores um encontro do goiano com lideranças da oposição local, embora não haja confirmação oficial de evento partidário até o momento.
Caiado tem intensificado a circulação por estados do Nordeste, em um esforço para viabilizar seu nome como alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro. No entanto, a fragmentação interna de seu partido, especialmente em estados como o Ceará, revela os desafios políticos e estratégicos que sua candidatura enfrenta no tabuleiro nacional.