Pesquisa Quaest confirma recall de Capitão Wagner e mostra disputa aberta entre quatro candidatos

Instituto divulgou nesta quinta-feira (22) o primeiro levantamento contratado pela TV Verdes Mares

Legenda: Quatro nomes despontam na preferência do eleitor em Fortaleza
Foto: Montagem

Os números da primeira pesquisa Quaest contratada pela TV Verdes Mares na corrida eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza revela a confirmação do recall do candidato Capitão Wagner, que lidera a pesquisa com 31% das intenções de voto.  

Além disso, entretanto, os dados sinalizam para uma corrida eleitoral com disputa aberta entre quatro candidatos. Além de Wagner, José Sarto (PDT), com 22%, Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL), ambos com 14%, mostram que estão no páreo. 

Além dos números da pesquisa estimulada, citada acima, o levantamento sobre conhecimento dos candidatos trazem mais informações a confirmar o cenário. 

Entre os principais candidatos, Capitão Wagner e Sarto são os mais conhecidos do eleitor. Wagner tem 5% de eleitores que dizem não o conhecer, enquanto este índice fica em 7% em relação a Sarto.  

Novatos em disputas majoritárias, Evandro Leitão (38%) e André Fernandes (50%) ainda têm alto desconhecimento, o que aponta para a necessidade de ampliar a visibilidade durante a campanha eleitoral. 

No geral, levando em conta o que foi apresentado até aqui na campanha, o detalhamento dos números da pesquisa Quaest e o potencial de votos a ser puxado pelos apoiadores de cada um dos candidatos no pelotão de cima, a disputa pela Prefeitura está aberta. 

As estratégias de cada um dos candidatos e o embate entre eles terá reflexo na disputa por vaga no segundo turno. 

A pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada pelo instituto Quaest e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo CE-04809/2024. O levantamento  ouviu 900 pessoas, de forma presencial, entre os dias 19 e 21 de agosto, com eleitores votantes na cidade de Fortaleza. O nível de confiança estimado é de 95%. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.