Indicação de Célio Studart ao governo mostra Elmano mexendo peças no tabuleiro eleitoral

Ao trazer o PSD para a base, o governador fortalece ainda mais a aliança partidária para disputar a Prefeitura da Capital em 2024

Legenda: Em Brasília, o governador já sinalizava a aliança desde o mês passado quando posou com os deputados do PSD
Foto: Reprodução/Redes sociais

Por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou a nomeação de mais um secretário do governo: Célio Studart (PSD) se licenciará do mandato de deputado federal em Brasília para assumir a pasta de proteção animal no governo estadual. O movimento vai além da criação de uma nova secretaria. Trata-se de uma jogada no xadrez eleitoral.

Ao indicar Studart ao cargo, Elmano de Freitas posiciona uma peça importante no tabuleiro de 2024 em Fortaleza. Com o ato, o chefe do Executivo formaliza a adesão do PSD, comandado pelo ex-governador Domingos Filho, ao grupo governista, inclusive para a articulação eleitoral na Capital.

O partido indicou Domingos como candidato a vice-governador na chapa do PDT, encabeçada por Roberto Cláudio, na eleição para governador no ano passado. Ambos acabaram em terceiro lugar, na eleição vencida por Elmano ainda no primeiro turno.

Veja também

O PSD fazia parte da base de apoio do prefeito José Sarto em Fortaleza, mas no último fim de semana anunciou a entrega dos cargos na gestão municipal e sua decisão de aderir ao governo.

Esta coluna apurou que o movimento foi comunicado ao presidente municipal do PDT, Roberto Cláudio, com antecedência. As negociações com o governo têm, pelo menos, dois meses de duração.

Nos bastidores, a adesão do PSD ao grupo partidário governista que deverá disputar a prefeitura da Capital no ano que vem é dada como certa.

No próximo fim de semana, outro movimento partidário reforçará a base governista no Estado. Eudoro Santana, pai do ministro Camilo Santana, assumirá o PSB, que formalizará sua adesão ao governismo.

Em 2020, o PSB apoiou o candidato do PDT à Prefeitura e indicou como vice Élcio Batista, hoje filiado ao PSDB.