Gestões de Camilo e Roberto Cláudio estão bem avaliadas em meio à pandemia

Legenda: A avaliação das gestões do prefeito de Fortaleza e governador do Estado está em alta
Foto: Foto: Camila Lima

As gestões do governador Camilo Santana (PT), no Estado, e do prefeito Roberto Cláudio (PDT), na Prefeitura de Fortaleza, estão bem avaliadas pela população da Capital e também do Interior - no caso exclusivo de Camilo.

Esta coluna teve acesso a três pesquisas de opinião realizadas por diferentes atores políticos do Estado - inclusive da oposição - e todas elas apontam nesta direção, divergindo apenas no percentual. As três foram realizadas por institutos de pesquisa críveis.

Os levantamentos aconteceram em junho, ou seja, já depois dos impactos da pandemia do coronavírus e têm metodologias diferentes, portanto, não dá para comparar os números entre si. Mas as três apontam a tendência de respaldo da população às administrações públicas do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.

Percentuais

No caso da Capital, os percentuais variam entre 64% e 74% de avaliação positiva, segundo os levantamentos, em relação à gestão do prefeito Roberto Cláudio. Já no tocante ao governador Camilo Santana (PT), na Capital, a avaliação positiva é sempre acima dos 70%, chegando a atingir 79% em uma das amostras. Um patamar elevado tratando-se de tempos atípicos como estes do coronavírus.

Aprovação no Estado

Por falar nos dados referentes ao governador, em um dos levantamentos, quando levada em consideração a aprovação da gestão em todo o Estado, o índice chega a bater em 85%. Camilo foi reeleito para o 2º mandato, em 2018, com 79,9% dos votos no Estado, a maior votação proporcional para um governador naquela eleição.

Agora, depois de ter enfrentado uma crise nos presídios, outra grande adversidade com o motim dos policiais militares no início do ano e, agora, a pandemia do coronavírus, o chefe do Executivo atinge a marca considerável.

Legenda: Avaliação negativa do presidente no Ceará sofre leve recuo
Foto: Foto: AFP

Presidente crescendo

Outro dado importante que as pesquisas de junho revelam no Estado é uma melhoria dos índices do presidente Jair Bolsonaro no Ceará. No início do mandato, ele chegou a ter apenas 7% de avaliação positiva, mas agora já se aproxima de 18% em um dos levantamentos. Quando o recorte é o combate à pandemia, entretanto, o presidente ainda tem cerca de 60% de desaprovação, mostra uma das enquetes.

Avaliação de gestão

Os dados mostrados nesta coluna, obviamente, se referem a avaliação de gestão e não a campanha eleitoral. Os números revelam a opinião de um conjunto de cearenses acerca das administrações públicas nos três níveis.

Entretanto, um gestor bem avaliado pela população tende a ter mais influência na disputa nas urnas e é isso que todos buscam neste momento. O apoiamento aos candidatos será mais relevante no pleito vindouro que deve ser marcado por uma situação atípica.

Repercussão

Reservadamente, esta coluna ouviu aliados das gestões nos três níveis. No caso do presidente Bolsonaro, a melhora nos índices foi apontada por medidas como o pagamento do Auxílio Emergencial em meio à pandemia. Entre aliados de Camilo e Roberto Cláudio, a ideia é que os índices dão um indicativo de que as duas gestões terão influência positiva para o candidato a ser escolhido pelo grupo governista.