Evandro Leitão vai mobilizar rede escolar para tentar reduzir pontos de lixo na Cidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito vai lançar iniciativa para mobilizar estudantes na rede municipal

Escrito por
Inácio Aguiar Inacio.aguiar@svm.com.br
(Atualizado às 14:20)
Legenda: Prefeito fará o lançamento do projeto "Jogo Limpo" nesta quinta-feira, às 9h
Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), escolheu a Escola Dois de Dezembro, na Barra do Ceará, para o início de uma iniciativa que tenta unir limpeza urbana e educação ambiental. Nesta quinta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, o gestor vai lançar o programa Joga Limpo, voltado à eliminação de pontos de lixo nas proximidades das escolas, a partir da articulação com a rede municipal de ensino. 

A escolha do bairro da Regional 1 como ponto de largada não é casual: é a área com maior número de pontos de lixo mapeados pela Prefeitura, e também onde há desafios históricos de infraestrutura e engajamento social. Aliás, a limpeza urbana em Fortaleza é um dos grandes desafios municipais e uma área sensível. 

O plano prevê que alunos e professores se tornem agentes de fiscalização e conscientização ambiental para o trabalho que já é feito pela Prefeitura nas comunidades onde vivem. Além de ações de limpeza, haverá gincanas escolares, com coleta e pesagem de recicláveis, durante este mês. A ideia é manter os territórios limpos com ações regulares e criativas, envolvendo a população a partir dos alunos que, geralmente, moram próximo das escolas. 

Política continuada 

O prefeito quer transformar a medida em política pública continuada — e envolverá diversas secretarias como Educação, Conservação e outras pastas. Segundo fontes do governo, Evandro tem insistido em mudanças e melhorias nesta área. 

Na campanha eleitoral de 2024, a limpeza urbana foi um dos pontos principais do debate. O pano de fundo foi a criação da chamada taxa do lixo, altamente reprovada pela população. 

Ao assumir o governo, no começo do ano, Evandro Leitão extinguiu a cobrança.