Estado e 150 municípios cearenses recebem 'Selo Ouro' por avanço na alfabetização infantil
Ceará foi o primeiro estado a atingir a meta de alfabetização na idade certa traçada para 2030

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, entregam nesta segunda-feira (10), em Brasília, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização a estados e municípios que se destacaram no compromisso com a alfabetização infantil. O Ceará será um dos agraciados com a certificação na categoria Ouro, a mais alta da premiação, assim como cerca de 150 municípios cearenses.
O governador Elmano de Freitas e um grande número de prefeitos estarão em Brasília para a premiação. Municípios cearenses como Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Aquiraz, Crateús, Sobral, Cariré, Aurora e Iguatu estão na lista.
O Ceará foi o primeiro Estado do País a ter superado, em 2024, a mata nacional da alfabetização na idade certa prevista para 2030, o que vem sendo reforçado pelo governador.
O Ministério da Educação estabeleceu responsabilidades e metas aos estados e Municípios para fazer jus ao prêmio, que tem sua primeira edição neste ano.
82,5% das crianças alfabetizadas
Um dos prefeitos cearenses que estão em Brasília é Professor Marcelão (PT), de São Gonçalo do Amarante. Em contato com a Coluna, o gestor informa que, em 2024, o município atingiu o percentual de 82,5% das crianças alfabetizadas na idade certa. A meta nacional é de 80% em 2030. Neste sentido, o Ceará também já ultrapassou o planejado pelo Ministério.
De acordo com o gestor, os resultados são fruto de investimentos como os reajustes salariais para os professores que chegam a 72% no acumulado dos últimos três anos, reformas de escolas e entregas de equipamentos como tablets para os estudantes.
Em busca de ações concretas
A iniciativa do governo federal reconhece esforços de estados e municípios que aderiram à Política Nacional de Alfabetização e têm implementado ações concretas para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. O selo está dividido em três categorias — Bronze, Prata e Ouro — de acordo com o nível de compromisso demonstrado pelas gestões.
O Ceará se consolidou como referência nacional em alfabetização infantil nas últimas décadas, com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que serviu de inspiração para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política do governo Lula.