Em meio à crise, projeto na Assembleia quer comunicação em tempo real sobre quedas de energia

Autor do projeto, Romeu Aldigueri (PDT) argumenta que a comunicação entre a Enel e os usuários sem energia é um dos maiores problemas

Legenda: Deputados não descartam ainda entrar com uma Ação Civil Pública contra a Companhia
Foto: Alece

Com uma CPI em andamento em tom crítico ao fornecimento de energia elétrica ao consumidor cearense, a Assembleia Legislativa quer apertar ainda mais o cerco à má prestação do serviço. Desde a reabertura dos trabalhos, no início de fevereiro, parlamentares se revezam na tribuna e apresentam até projetos em críticas à companhia pelas constantes quedas de energia à população e ao setor produtivo. 

O líder do governo na Casa, deputado Romeu Aldigueri, apresentou um projeto de lei, que está em discussão, determinado obrigatoriedade que a concessionária de energia elétrica informe, em tempo real, as interrupções dos serviços com detalhes sobre a falha e providências para o reparo. 

A proposta prevê ainda que as informações sejam divulgadas nos meios de comunicação e nas redes sociais como forma de dar transparência às comunicações da companhia com os usuários. Esse aspecto, inclusive, é um dos pontos críticos, segundo o parlamentar. Para ele, a falta de uma comunicação efetiva afeta a vida cotidiana e os negócios no Estado. 

De posse dos dados sobre as quedas de energia em tempo real, os consumidores poderão, até mesmo, embasar ações judiciais pelas descontinuidades no fornecimento de energia. 

O crescente número de reclamações de interrupção do fornecimento elétrico que tem causado prejuízos aos consumidores residenciais e ao setor produtivo está demandando uma resposta urgente do poder público. 

Os parlamentares cearenses não descartam, inclusive, entrarem com uma Ação Civil Pública na Justiça, em parceria com o Ministério Público, contra a Enel.