Élcio Batista pede afastamento da presidência do PSDB do Ceará por 'compromissos profissionais'

Ex-vice-prefeito de Fortaleza será substituído no comando do partido pelo prefeito de Massapê, Ozires Pontes

Escrito por
Inácio Aguiar inacio.aguiar@svm.com.br
(Atualizado às 11:08)
Legenda: Élcio Batista alegou como motivo o cumprimento de compromissos profissionais em São Paulo
Foto: Ismael Soares

O presidente estadual do PSDB no Ceará, Élcio Batista, solicitou afastamento do comando da sigla. Em nota divulgada pelo partido nesta segunda-feira (10), o ex-vice-prefeito da Capital alegou novos compromissos profissionais assumidos em São Paulo. Com isso, o atual vice-presidente Ozires Pontes assume interinamente a função. 

A saída de Élcio do comando do partido ocorre após um ciclo político conturbado. Ele foi eleito vice-prefeito de Fortaleza em 2020 na chapa do atual prefeito José Sarto (PDT) à época filiado ao PSB, mas rompeu com o grupo governista estadual e, em 2024, disputou novamente o cargo de vice-prefeito ao lado de Sarto, desta vez pelo tucanato. A chapa, no entanto, foi derrotada ainda no primeiro turno. 

Reestruturação para 2026

O movimento de Élcio também acontece em meio a um momento em que o PSDB deve iniciar um processo de reestruturação no Estado, de olho na eleição 2026. A legenda, que já foi protagonista na política cearense, hoje tenta se reposicionar em um cenário dominado pela disputa entre grupos liderados por PT e PL.  

A nova condução do partido, agora sob Ozires Pontes, será determinante para o futuro da sigla no Ceará.