Disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte deve reeditar confronto entre PT e PDT em 2022

Glêdson Bezerra e Fernando Santana, ex-aliados, devem se enfrentar com a força de lideranças estaduais como Ciro Gomes e Camilo Santana

Legenda: No Cariri, o fim de semana passado foi de embates entre as forças políticas
Foto: Montagem

No último fim de semana, esquentou a disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, o maior município do interior do estado e centro regional do Cariri. O embate eleitoral deve reacender a rivalidade entre dois grupos políticos liderados pelo PT, do Ministro da Educação Camilo Santana, e pelo PDT, do ex-ministro Ciro Gomes.

Ambos os partidos lideraram movimentos políticos em Juazeiro nos últimos dias, e as declarações de suas lideranças indicam a intensidade que marcará as eleições de outubro.

De um lado, está o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que deve concorrer à reeleição com o apoio do PDT. O partido anunciou a aliança com o chefe do Executivo local no fim de semana, com o aval de Ciro Gomes e do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Veja também

Inclusive, o PDT busca se reestruturar em todo o estado após o término da aliança com o PT em 2022. Desde então, a legenda perdeu a maioria dos prefeitos eleitos em 2020 e agora busca se posicionar como oposição ao grupo governista estadual, uma coalizão de, ao menos, dez partidos no estado.

Ao focar no Cariri, o PDT revela parte de sua estratégia para 2026, buscando fortalecer a oposição em nível estadual com vistas à sucessão do governador Elmano de Freitas (PT).

Com uma visão mais local, Glêdson Bezerra tenta reunir apoios que unam o PDT a forças mais próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lançamento de Candidatura

Do outro lado da disputa está o PT e um amplo grupo de aliados no Cariri. No mesmo fim de semana, o partido apresentou o deputado estadual Fernando Santana, vice-presidente da Assembleia Legislativa, como pré-candidato a prefeito da cidade.

Fernando Santana, que tem uma base eleitoral no Cariri, é um nome capaz de reunir partidos como o MDB, PSB e lideranças como os ex-prefeitos Raimundo Macedo, José Arnon, e os deputados federais José Guimarães e Yuri do Paredão.

Glêdson Bezerra e Fernando Santana chegaram a formar uma aliança. Na campanha eleitoral de 2022, o prefeito apoiou o então candidato a deputado. No entanto, a relação se deteriorou ao longo do último ano, levando a um rompimento inevitável.