Deportados dos EUA devem ter recepção breve no Ceará antes de seguirem para Minas Gerais

Estado e governo federal chegaram a um entendimento sobre o procedimento a ser adotado na crise diplomática

Escrito por
Inácio Aguiar inacio.aguiar@svm.com.br
(Atualizado às 10:07)
Legenda: Após a posse de Donald Trump os Estados Unidos intensificaram as deportações
Foto: Reprodução

Após dias de indefinição, o governo federal finalmente detalhou ao Estado do Ceará como será o procedimento para a chegada dos 135 brasileiros deportados dos Estados Unidos. O grupo desembarca na tarde desta sexta-feira (7) no Aeroporto de Fortaleza, que passa a ser o ponto de chegada oficial desses voos. 

Conforme revelou esta coluna na última quarta-feira (5), a decisão de direcionar as aeronaves para a capital cearense pegou o governo estadual de surpresa, já que a comunicação oficial só ocorreu na última segunda-feira (3), com prazo curto para planejamento. Agora, com as diretrizes definidas, o Ceará ficará responsável apenas pelo primeiro acolhimento. Isso inclui um local reservado para a recepção, uma refeição e, se necessário, assistência para higiene. 

Na sequência, os deportados seguirão viagem para Minas Gerais em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Com isso, a tendência é que a passagem dessas pessoas por Fortaleza seja breve, sem impacto logístico duradouro para o Ceará. 

A tendência é que as próximas chegadas ao Ceará sigam o mesmo rito, mas o caso depende ainda de diálogos entre estado e governo federal.