Chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará terá nova etapa

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, deve voltar ao Ceará no próximo dia 20, para uma nova etapa da chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará. Em 26 de junho, acompanhado do presidente Jair Bolsonaro, o ministro acionou o sistema de bombeamento de água de Pernambuco para a barragem de Jati. Agora, pouco mais de um mês depois, o reservatório está perto de atingir sua capacidade máxima e as águas serão liberadas para percorrer o canal do Cinturão das Águas, tocado pelo governo do Estado com recursos também do Governo Federal. As águas tomarão o rumo do Açude Castanhão pelo Rio Salgado. Ontem, o ministro foi um dos membros do primeiro escalão do Governo Federal que conversou, em Brasília, com uma comitiva de 16 empresários cearenses sob a liderança da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Perímetros irrigados

O ministro Rogério Marinho anunciou, na ocasião, que vai abrir licitação para os ramais Apodi e Salgado, que são demandas do setor produtivo, em relação à segurança hídrica para o desenvolvimento econômico dentro da transposição. O coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado Domingos Neto (PSD), calcula que a garantia de água em perímetros irrigados já existentes no Ceará pode gerar até 10 mil empregos diretos no Estado. Quanto à outorga para uso da água da Transposição, que garante, por enquanto, apenas o abastecimento humano, ainda é uma questão a se resolver.

Reforma tributária

A comitiva de empresários cearenses esteve também em reunião com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Aa principal pauta foi a reforma tributária, que tramita no Congresso Nacional. O grupo defendeu a simplificação tributária como forma de contribuir para o setor produtivo. Atualmente, a complexidade do sistema exige das empresas a formação de uma grande estrutura contábil, que poderá avançar caso as mudanças que estão em discussão sejam confirmadas.

Prazo limite

A decisão deve ser empurrada mais para frente, provavelmente até o limite. Esta é a opinião do deputado estadual Acrísio Sena sobre a resolução da questão interna no PT sobre sua candidatura própria. Desde o ano passado que o parlamentar tenta, internamente, vender a tese de participação do governador Camilo Santana no processo de escolha do candidato do partido. Para ele, a decisão de candidatura própria é difícil de ser revertida.